O feriado 10 de Junho faz me lembrar alguns pensamentos que tenho tido sobre a real importância destas datas. Para mim, é como o 1 de Novembro, dia em que a maioria das pessoas vão ao cemitério "visitar" amigos e familiares. Porquê esse dia? Será que não é tão importante lembrarmo-nos dessas pessoas em outros dias?
10 de Junho, Dia de Camões e da Raça. Não sei se hoje os jovens aprendem a ler Camões como no meu tempo. Penso que não. O ensino mudou: uns dizem para melhor outros para pior, mas uma coisa é certa: já se tiram cursos superiores sem saber contar e sem saber escrever e até há cursos cujas aulas acabaram ontem com exames incluídos (na UA)!
Mas vamos ao Camões. Que importância tem este dia para as gerações actuais? Só os sociólogos podem responder. Por mim, julgo que é só mais um feriado que, se fosse retirado do calendário, só alguns puristas da literatura e alguns sindicalistas mais ortodoxos reclamavam. Estava-me a esquecer da Presidência da República já que é mais um dia para dar "nas vistas" e entregar umas medalhas como "reconhecimento nacional" a alguns portugueses.
Carlos Duarte