de Fernando Martins
Editado por Fernando Martins | Sábado, 21 Março , 2009, 21:47

Faz hoje 19 anos que faleceu o Padre Rubens. Sobre a sua morte, escrevi um texto no Timoneiro de Abril de 1990, que em parte aqui transcrevo.

Alda a 21 de Março de 2009 às 23:09
Saudoso Padre Rubens... Ainda por altura do Carnaval me recordei dele com um sorriso nos lábios, ao lembrar uma festa organizada pela juventude. Quando cheguei estava ele à porta com um saquinho na mão. Nunca se suspeitaria que das mãos de um padre se lançasse sobre mim uma nuvem de pimenta que me deixou a espirrar o resto da tarde.
Mas não recordo apenas isto, foi das suas abençoadas mãos, que recebi a primeira comunhão. São coisas que não se esquecem.

Anónimo a 22 de Março de 2009 às 12:56
Sr Professor. Tudo mt bem, mas só para me elucidar, diga-me que obra, de facto, fez o Padre Rubens. É só para eu saber...! É que escreveu tanto sobre ele e ñ focou nenhuma obra real, a não ser a boa pessoa que ele era... mas exitem tantas boas pessoas por aí! Ou só por ser Padre já era o maior!?!

Anónimo a 22 de Março de 2009 às 12:58
Onde é que o Padre Rubens está sepultado?

Fernando Martins a 22 de Março de 2009 às 13:48
Meus caros

Neste apontamento, limitei-me a transcrever parte de um artigo que escrevi, na altura, sobre o falecimento do Padre Rubens, que foi prior da Gafanha da Nazaré. Foquei, obviamente, as impressões que ele me suscitou, como homem bom. Sobre o que ele fez, realmente, talvez um dia volte ao assunto. Mas, já agora, queria sublinhar que um Prior pode ser visto sob vários ângulos: Obras sociais que implementou, espiritualidade que levou a viver, fé que despertou... E depois há gostos. Para mim, o aspecto da fé e da espiritualidade é o melhor que um padre pode oferecer aos seus paroquianos. São as melhores heranças que um Prior pode deixar aos seus paroquianos. Outros gostarão mais de heranças diferentes. São maneiras de ver.
Está sepultado no Brasil, em lugar exacto que hei-de informar em breve
Fernando Martins

Alda a 22 de Março de 2009 às 16:24
Sou propietária de dois blogs, e se há coisa que me "irrita" são os comentários anónimos. Ninguém é obrigado a ter conta do google, mas não custa nada assinar no fim dos comentários, não acham?
Quanto às obras, haverá maior obra do que levar jovens à igreja, do que cativar pela palavra? de que servem afinal as grandes obras, se no fim estão vazias???
Quanto ao facto de bastar ser-se padre para ser boa pessoa... Não sejamos ingénuos, há por aí muitos padres que estão longe de ser boas pessoas, embora tenham feito grandes obras.

João Marçal a 23 de Março de 2009 às 01:02
Não posso deixar de perguntar ao anónimo do 2º comentário se ficou perturbado com a recordação duma pessoa que veio de longe fazer algo de bom pelas gentes da Gafanha da Nazaré, sobretudo pelos jovens. É que não era preciso mais:
para as grandes obras materiais tínhamos cá bons empreendedores como se veio a provar. A cada um a sua especialidade...
E depois acho rídícula essa tendência de fomentar a competição
entre padres com grupos de apoiantes rivalizando-se quando no fundo deviam dár as mãos.

JM

Anónimo a 23 de Março de 2009 às 12:16
Realmente, só quem não o conheceu é capaz de perguntar pelas obras materiais...
Concerteza que as deixou.
Mas o que mais importa foram as que ficaram em cada um de nós, pela pessoa que ele era e nos fez ser...
(Quando ele faleceu tinha 11 anos e é uma das pessoas que, concerteza, ficará como marco na minha vida)

... muito mais se poderia dizer, mas não há palavras que deixem transparecer a saudade que ainda hoje sinto, bem como a minha família, quando se fala nele...

Daniela

Anónimo a 23 de Março de 2009 às 16:14
Para a pequena Alda

Tão pequenina e já proprietária de dois blogues !!!
O que não conseguirá quando for grande...
Continua menina.

Um beijinho

Ócus

RUBEM DA ROCHA a 23 de Março de 2009 às 17:49
Lembro com saudade nos finais da missa do galo e da ressurreição, convidava-nos sempre a nós jovens que ficavamos cá em baixo na conversa, para juntamente com ele na residencia paroquial comermos qualquer coisa. Ou um folar, ou um bolo rei, alguns feitos por ele, outros que lhe ofereciam. Eram grandes momentos de convivio e de alegria. Do pouco que tinha repartia sempre, convivendo sempre com pobres ou ricos. Penso que melhor obra que estes gestos não existe.

Fernando Martins a 25 de Março de 2009 às 18:02
Informação

O Padre Rubens está sepultado junto ao Santuário de Jaraguá, São Paulo, Brasil.

FM

mais sobre mim
Março 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6
7

8
9





arquivos
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO