de Fernando Martins
Editado por Fernando Martins | Quarta-feira, 05 Dezembro , 2007, 10:43

ILHA DE SAMA OU ILHA DO REBOCHO
As tecnologias fazem por vezes quase o impossível. Na Gafanha da Nazaré, junto ao Porto de Pesca Longínqua, vê-se ao longe a célebre Ilha de Sama, também conhecida por Ilha do Rebocho. O que mal se vê ou vê mal a olho nu pode ser ampliado por qualquer razoável máquina fotográfica. O que fica, nesta fotografia, é uma imagem do abandono a que foi votada a ilha. A casa em ruínas dá a sensação de que é filha de guerra ou de puro esquecimento. Numa zona turística talvez a ilha pudesse ser devidamente aproveitada. Outrora foi propriedade agrícola, não sei se muito ou pouco produtiva. Mas tinha alguma vida. Hoje, está em agonia plena.

Anónimo a 6 de Dezembro de 2007 às 19:01
As palmeiras secaram. A casa pequena ao lado era a casa do caseiro, o St. António, que tinha vinda la das serras para aquele lugar. Cultivava milho e feijão como nas Gafanhas. Quando jovem e ia à marinha com o meu pai, todo o dia se ouvia o motor a tirar águe para a rega.
Mas a produção era traca e o Sr. António deixou o Rebocho, arranjou a profissão de cantoneiro, veio para a Gafanha onde ainda vive perto da minha casa.

A casa do Rebocho era um palácio,num ambiente que hoje se pagaria a peso de oiro, se a legislação permitisse reconstrui-lo.
No seu tempo e no mês de Agosto, era habitado pela família e pelos seus amigos.

Ângelo Ribau

mais sobre mim
Dezembro 2007
D
S
T
Q
Q
S
S

1

2
3
4
5
6
7
8

9


26



arquivos
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO