de Fernando Martins
Editado por Fernando Martins | Segunda-feira, 06 Julho , 2009, 21:41

Recebi um dia destes um convite interessante: um amigo de longa data sugeriu-me que o visitasse em sua casa. Para ver os seus livros. Quando nos encontramos, falamos sempre de qualquer coisa. Os livros vêm à baila, mas nunca passamos disso. De conversa ao sabor da maré.
Os convites que recebemos – falo por mim – têm, normalmente, outro sentido, outras motivações.
Lá me dirigi, conforme havia prometido, para apreciar a sua colecção. Obviamente, agradou-me imenso o que vi: um gosto, mesmo paixão, pelos livros. Alguém que, sem exteriorizar vaidade, vai coleccionando primeiras edições, pondo em destaque, nas prateleiras das suas estantes, livros relacionados com os Descobrimentos Portugueses, porque tem plena noção de que esse período foi o mais global e representativo da nossa história.
As encadernações são cuidadas, sabendo o meu amigo qual o lugar certo de cada obra. Essa paixão conduziu-o à procura de informação ajustada a cada tema, ao mesmo tempo que presta atenção a quanto se publica, para eventuais aquisições.
Manuseei livros, de várias épocas, de diversos autores, saboreei um ou outro excerto de alguns dos nossos clássicos, senti a riqueza de cada obra e edição, apreciei o que é gostar de livros.
Manifestei a minha vontade de o entrevistar, mas ele, delicadamente, adiou esse meu desejo de divulgar o seu gosto pelo coleccionismo de primeiras edições e de obras relacionadas com a época áurea da nossa história. Porém, não resisti à ideia de sublinhar, hoje e aqui, a satisfação que senti, quando vi o amor do meu amigo pelos livros. Por respeito ao seu pedido omito o seu nome. Mas um dia terá de ser conhecido.

Fernando Martins
tags:

mais sobre mim
Julho 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4

5
6
7
8
9





arquivos
as minhas fotos
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO