de Fernando Martins
Editado por Fernando Martins | Segunda-feira, 15 Junho , 2009, 13:53

1. O Irão e um país muito especial, tendo níveis de progresso científico e cultural notáveis em termos mundiais. País onde o futebol também encanta as multidões…! Mas nestes dias o povo saiu à rua por outros motivos. O Irão viveu recentemente um acto eleitoral decisivo: a eleição do novo presidente iraniano. Como na profundidade cultural de cada país e sociedade, não se pense de modo simplista aquilo que é verdadeiramente complexo. Corria o ano de 1979 quando, após 14 anos de exílio, regressa Aiatola Khomeini, dando início à Revolução Iraniana e instalando-se no poder a República Islâmica. Procurando compreender os antecendentes desta história de concentração dos poderes, verifica-se que o anterior reinado de Xá (com o apoio americano e britânico), ao qual reage Khomeini, havia-se tornado progressivamente ditatorial, esmagando os religiosos xiitas e os defensores da democracia. Este regime ditatorial intensifica-se fortemente nos finais dos anos 70.

2. Quando em 1979 estudantes iranianos tomaram funcionários da Embaixada americana como reféns, as relações foram fortemente abaladas passando, por alguns sectores, a considerar-se a revolução islâmica incompatível com o chamado Ocidente. Neste terreno sensível, num mundo onde cada vez mais as culturas se aproximam a cada dia, este roteiro anti-Ocidente ou anti-Islâmico volta e meia tem sido palco das maiores desumanidades, em que os próprios armamentos militares afirmam-se como os argumentos de um fechado diálogo de surdos. Ahmadinejad, no poder desde 2005 e fortalecendo a dicotomia Oriente/Ocidente com o programa nuclear iraniano, reclama a vitória de 62% nestas eleições. A oposição de Mousavi não aceita e mantém os apoiantes nas ruas, abrindo-se um impasse de incertezas…

3. Também se diz que ganhe quem ganhar as eleições o programa nuclear continua. Um outro poder (teocracia) lidera o plano da ideia. Nas ruas, até quando? (Assis 1986)


Alexandre Cruz

De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

mais sobre mim
Junho 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6

7
8
9


22



arquivos
as minhas fotos
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO
subscrever feeds