de Fernando Martins
Editado por Fernando Martins | Domingo, 28 Junho , 2009, 11:05
Costa Nova em tempo de férias

FÉRIAS ECONÓMICAS: Não há nada como aproveitar o que a terra oferece

Para umas férias económicas em tempo de crise, não há nada melhor do que aproveitar o que a terra oferece, tanto em termos de festas dedicadas aos padroeiros das paróquias, como no âmbito das organizadas pelas autarquias e instituições culturais, recreativas ou desportivas, com larga aceitação junto das populações.
O nosso concelho, como é sabido, tem quatro freguesias, as quais abrangem seis paróquias, estando garantido que haverá festejos em todas elas. Depois, a Câmara Municipal não deixará, à semelhança do que tem acontecido nos anos anteriores, de oferecer ao povo diversos espectáculos, uns mais populares e outros de nível artístico mais elevado. Para todos os gostos, diga-se de passagem. Mas Ílhavo tem muito mais para dar. Importa, pois, descobrir o nosso concelho em tempo de férias.
Permitam-me que sugira visitas ao Museu Marítimo de Ílhavo e ao Museu da Vista Alegre, que nos dão o prazer de apreciar raridades nem sempre conhecidas do nosso povo. O Centro Cultural da sede do concelho continua a programar espectáculos dignos da nossa melhor atenção, para todas as idades e para todos os gostos.
Há festivais de Folclore que são, normalmente, excelentes motivos para recordarmos o viver dos nossos antepassados. E poderão ser, ainda, um forte estímulo para a nossa juventude, de todas as idades, se dedicar ao estudo do nosso passado histórico, com tantas estórias para contar e para divulgar.
Se quiser dedicar um dia à cidade maruja, não deixe de apreciar alguns edifícios de Arte Nova e diversos recantos das nossas paisagens naturais. No mês passado sugeri a frequência da Praia da Barra e hoje viro-me para a da Costa Nova. A primeira mais para os gafanhões e a segunda mais para os ílhavos, por razões criadas ao longo dos tempos e que nem sempre se compreendem muito bem.
Lembro ainda que o Jardim Oudinot deve continuar a ser visita obrigatória para toda a gente das terras ilhavenses, com programação a condizer com o Verão que já nos aquece, e de que maneira!

Fernando Martins
tags:

mccc a 28 de Junho de 2009 às 12:13
São realmente praias muito bonitas as vossas.
Ontem tive o privilégio de as conhecer.
Depois de um passeio de moliceiro pela Ria de Aveiro, uma passagem pelas praias. A da Costa Nova foi a escolhida para estar algum tempo, saboreando o calor do sol e a brisa suave.
Ficou ainda muito por conhecer.
Qualquer dia voltarei para conhecer melhor Ílhavo.

Donzília a 3 de Julho de 2009 às 16:22
A nossa terra é o máximo! Até os forasteiros lhe reconhecem as virtudes! E.....tem uma costa..... nova, como tudo o que aqui existe, que é novo ou renovado! As outras costas, de tão velhas até têm promontórios, como a algarvia! E falésias...que até são interessantes! Mas nós aqui, temos uma paisagem que é um mimo! Onde é que se encontram casinhas, às risquinhas, pitorescas na cor e na arquitectura, como as nossas? Estou mesmo apaixonada pela minha terra, como devem ver! Adoro-a!
DA

mais sobre mim
Junho 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6

7
8
9


22



arquivos
as minhas fotos
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO