de Fernando Martins
Editado por Fernando Martins | Sexta-feira, 20 Novembro , 2009, 21:26

D. José Policarpo

A solidão é uma das maiores pobrezas

“A salvação do Homem é a expressão plena do bem comum”, afirmou D. José Policarpo na Semana Social que está a decorrer em Aveiro, no Centro Cultural e de Congressos. Ao apresentar a conferência subordinada ao tema “Lugar da religião na edificação do bem comum”, o Cardeal-Patriarca de Lisboa realçou que “o homem só se realiza com os outros homens”. E garantiu que “nunca o bem do homem dependeu tanto do bem da humanidade”.
A Semana Social, uma organização da Comissão Episcopal da Pastoral Social, da Conferência Episcopal Portuguesa, está a decorrer até domingo, envolvendo 400 pessoas, maioritariamente ligadas à intervenção sociocaritativa na comunidade nacional. Aposta este ano na “Construção do bem comum – responsabilidade da Pessoa, da Igreja e do Estado”.
O Cardeal-Patriarca considerou que as Religiões desempenham um papel relevante no apoio ao desenvolvimento integral do homem. No caso específico da Igreja Católica, adiantou que ela sempre esteve na primeira linha da luta contra a pobreza. A Igreja não pode nem deve ficar apenas pela Mensagem, mas tem de dar “respostas concretas”, promovendo a solidariedade, no “sentido da verdadeira comunhão”.
Disse que os pobres têm de se comportar como sujeitos e protagonistas de “um mundo novo”, competindo a todos os cristãos viver o amor fraterno, tendo em vista “a dignidade da pessoa”.
Citando Bento XVI, referiu que a solidão dos presos, migrantes e exilados “é uma das maiores pobrezas”, acrescentando que a Igreja intervém de forma específica na sociedade, através das suas instituições e dos seus membros, “empenhados noutros corpos sociais, quer do Estado, quer da sociedade civil ".
D. José Policarpo alertou para o facto de o conceito de bem comum não se limitar apenas a direitos, “reconhecidos e respeitados”, mas deve alargar-se aos deveres do dom da solidariedade de cada um para com o corpo social a que pertence.

FM


De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

mais sobre mim
Novembro 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6
7

8
9


24



arquivos
as minhas fotos
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO
subscrever feeds