de Fernando Martins
Editado por Fernando Martins | Quinta-feira, 14 Junho , 2007, 15:00

À CATA DAS RAÍZES


Há dias fui com um amigo e familiar à cata das nossas raízes. O Manuel Olívio, um apaixonado por estas coisas, gosta de conhecer quem esteve na base dos seus genes. Lê, procura aqui e ali, conversa com quem possa ajudá-lo e sente um prazer enorme quando descobre pontinhas do "iceberg" da sua família, com raízes pelas Gafanhas e terras circunvizinhas. E mais do que isso, consegue incutir em mim esse gosto e esse prazer de catar e adivinhar o nosso passado, com muito de comum. Honra lhe seja feita.
Nessas andanças, fomos duas vezes ao Arquivo Distrital de Aveiro, que assentou arraiais em Aradas. Gentilmente acolhidos, logo as funcionárias, atentas e prestáveis, puseram à nossa disposição os documentos-base, que cotejámos com curiosidade e cuidado. Com curiosidade, como quem busca um tesouro perdido algures, nem sabemos onde. Com cuidado, porque a antiguidade e a fragilidade dos documentos a isso aconselhavam.
A primeira impressão com que fiquei resume-se nisto: há aqui tanta coisa que a todos diz tanto respeito, e poucos se aventuram nesta procura das suas raízes.
Pois é verdade. E se soubermos, como decerto muitos saberão, que será sempre importante conhecer quem somos e donde viemos, para melhor construirmos o futuro nos legados que quisermos deixar aos nossos descendentes, então há que perder o receio e marcarmos lugar no Arquivo Distrital de Aveiro. Há sempre uma mesa e uma cadeira à espera de quem chega. Não faltam funcionárias simpáticas e documentos que nos fazem vibrar.

Fernando Martins
tags:

De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

mais sobre mim
Junho 2007
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2

3
4
5
6
7
8
9

15

18

25


arquivos
as minhas fotos
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO
subscrever feeds