de Fernando Martins
Editado por Fernando Martins | Quinta-feira, 15 Fevereiro , 2007, 10:46

Os Cardadores

Neste mês de Carnaval, dedicamos a rubrica “A Nossa Gente” à personagem mítica dos Cardadores de Vale de Ílhavo. Figuras ímpares no mundo, quer pelo colorido dos seus trajes quer pelas suas exóticas actuações, sempre envoltas em mistério mas respeitadas por quem as observa.
De origens conturbadas e especulativas (alguns referem a sua origem nos Índios) constituem o fascínio e a atracção curiosa de muitas pessoas, com os seus gritos e enormes saltos. Dão corpo a estas figuras que saem às ruas para “cardar”, os homens, geralmente solteiros, que, em contornos de secretismo e corporativismo, fazem as máscaras e vestes tornando-os irreconhecíveis. É dito que no início dos festejos a carda era real, posteriormente os picos foram substituídos por lixa, e hoje em dia a carda é composta unicamente por duas tábuas lisas.
Os cardadores fantasiam-se com máscaras feitas de pele de carneiro, roupa interior feminina, meias até ao joelho e vários chocalhos amarrados à cintura. Nas máscaras, os olhos são desenhados e pintados com cortiça, o formato do nariz é feitos com panos vermelhos e o bigode com pêlo de rabo de boi. Na parte de trás da máscara, prendem-se as fitas de papel coloridas, curtas e estreitas, denominadas de paródias. Nas costas do cardador são cozidas à sua indumentária, fitas largas e compridas do mesmo papel.
O grupo tem um líder, e este é normalmente o solteiro e cardador há mais anos. Distingue-se dos outros elementos do grupo, por ter chocalhos maiores e um apito (símbolo de liderança com a finalidade de reunião de todos os elementos), maior volume das paródias e pelos seus grandes e vistosos penachos.
Vale a pena uma visita ao corso carnavalesco de Vale de Ílhavo para apreciar estas personagens ao vivo. Aqui fica o nosso convite!
:
Fonte: "Viver em", da CMI

De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

mais sobre mim
Fevereiro 2007
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3

4
5
6
7
8
9


18
19



arquivos
as minhas fotos
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO
subscrever feeds