de Fernando Martins
Editado por Fernando Martins | Quinta-feira, 04 Outubro , 2007, 13:06

QUEM CONTROLA AS CLAQUES DO FUTEBOL?

É público que uma claque de futebol, os “SUPERDRAGÕES”, está a contas com a Justiça. Problemas de contrabando, segundo a comunicação social, estarão na base de algumas averiguações e detenções. A violência também costuma marcar comportamentos menos correctos nesta claque e noutras, aparentemente gozando da complacência das direcções dos clubes que elas apoiam.
Confesso que tenho alguma dificuldade em compreender certas atitudes demasiado agressivas das claques de futebol. Aprendi que o Desporto, em geral, é uma escola de virtudes e que ganhar, empatar e perder fazem parte do jogo, o qual deve ser, no fundo, uma festa e não uma guerra sem regras nem leis.
O que se vê hoje, em muitos campos de futebol, em especial, é que as claques, normalmente, têm como padrão comportamental a violência gratuita e estúpida, obviamente sem qualquer respeito pelos adversários e pela ética desportiva.
Geram nos campos e fora deles um clima ofensivo das boas normas das relações humanas, sendo conhecido que até pacatos cidadãos, quando integrados numa qualquer claque, perdem as estribeiras, ignoram as mais elementares regras da boa educação e ofendem tudo e todos, em nome dos clubes que apoiam cegamente.
Triste é pois o facto de ver que os dirigentes dos nossos clubes ficam indiferentes a estes desmandos, muitas vezes sem qualquer palavra de condenação perante actos que pessoas de bem têm de condenar.
Que fique claro, contudo, que aceito as claques organizadas, mas também acho que deviam ser estabelecidas regras para a sua existência, enquanto grupos de adeptos que se preparam para incitar os seus clubes. E quem não cumprir, que sofra as respectivas consequências.
Afinal, o desporto não é para sermos mais felizes?

FM
tags:

Anónimo a 4 de Outubro de 2007 às 15:18
Amigo Fernando:

Não confundas futebol com desporto.
O futebol( as grandes equipas) são uma industria. São raras as equipas que praticam o futebol como desporto.
Alma sã em corpo são! Onde é que isso já vai!

Ângelo

Fernando Martins a 4 de Outubro de 2007 às 16:03
Meu caro
Tens razão... Mas o facto é que o Futebol ainda faz parte do Desporto, chamado de alta competição.
Antigamente, nos Jogos Olímpicos, só podiam participar amadores puros. Agora todos os campeões ganham muito bem. É o mundo que temos, onde o vil metal é senhor e rei.

Um abraço

Fernando

João Marçal a 5 de Outubro de 2007 às 02:45
As claques deveriam ser apenas um complemento do espectáculo proporcionado pelas equipas e aprovadas segundo princípios éticos e de bons costumes: o que fazem nos campos pessoas intituladas de súper, sem nome, diabos e outros epítetos que mais parecem incitar à guerra e não ao convívio salutar num dia de diversão???

Fernando Martins a 5 de Outubro de 2007 às 09:14
Meu caro

Tens muita razão. Mas a verdade é que todos temos visto a indiferença com que alguns dirigentes desportivos olham para o lado, como se as claques nada tivessem a ver com os clubes que elas dizem apoiar...

Obrigado pela tua achega

Fernando

Escuta a 7 de Outubro de 2007 às 00:03
«É público que uma claque de futebol, os “SUPERDRAGÕES”, está a contas com a Justiça»
Podes-me dizer onde viste essa notícia. Não sou adepto de nenhum clube em especial, mas não posso pactuar com esta deturpação de factos. De facto não podemos confundir o individual pelo todo. Quanto ao resto, concordo plenamente.

Fernando Martins a 7 de Outubro de 2007 às 13:10
Meu caro escuta (escuteiro?) anónimo

Esta notícia, meu caro, veio em toda a comunicação do dia. E pelas imagens da TV todos puderam ver o que foi apreendido: armas de fogo, droga, roupas, dinheiro... Será que esteve fora do mundo nesse dia? Claro que, enquanto não forem julgados, temos de os presumir inocentes... Eu não gosto de condenar ninguém, mas não posso esquecer o que tantas vezes se vê à volta de certos jogos de futebol. Pelos vistos, o meu anónimo leitor não costuma ver futebol,nem sequer na televisão. Então veja, com os olhos bem abertos, para ver, de quando vez, a violência que algumas claques do futebol exibem.

FM

mais sobre mim
Outubro 2007
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6

7
8
9





arquivos
as minhas fotos
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO