de Fernando Martins
Editado por Fernando Martins | Quarta-feira, 06 Maio , 2009, 18:51

1. À medida que os problemas ambientais se foram confirmando e no crescer dos efeitos maléficos das poluições a agenda política, mesmo que começando pela agenda da boa vontade, foi abrindo espaço activo e efectivo para as questões ambientais. Em quantas circunstâncias humanas, só na hora da doença se aprecia devidamente e saúde; mas também, quantas vezes, para a cura já poderá ser tarde demais. No sentido comum, por isso sem a essencial dose de conhecimento científico, diz-se que poluímos mais nos últimos 30 anos que em 30 séculos. Ou sublinha-se que as comprovadas alterações climáticas reflectem esse “queixar” da natureza e questionam o estilo da acção humana sobre a vida ambiental.
3. Nos últimos anos as questões relacionadas com o ambiente têm merecido um amplo destaque, despertado pelas urgências de grandes tragédias ambientais (Tsunami na Ásia 2004, Katrina nos EUA 2005, impressionantes cheias, grandes incêndios…). Em causa recolocam-se as lupas da observação física e mental: já não se trata de uma questão de “mania” de ideologias ambientais mas está mesmo em causa a sobrevivência da Humanidade. Esta consciência planetária trazida pela globalização em curso, a mundialização de fenómenos trágicos no quadro ambiental, a biodiversidade em perigo, o desenvolvimento sustentável como forma de ler a beleza da vida, as energias renováveis no seu pressuposto ambiental, entre outros, factores que foram elevando a fasquia da responsabilidade, até ao histórico documentário de All Gore: Uma verdade inconveniente (2006).
3. Neste contexto, ergue-se como missão o trazer para a praça pública diária, das escolas à opinião e acção da sociedade civil, de iniciativas que fortaleçam este laço ético indeclinável de todos nas questões do ambiente. Convite aberto a todos: 7 de Maio, 21h, Auditório Mãe do Redentor na Gafanha da Nazaré: Conferência «Questões ambientais: moda ou urgência?», Carlos Borrego (UA).
Alexandre Cruz


De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

mais sobre mim
Maio 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2

3
4
5
6
7
8
9






arquivos
as minhas fotos
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO
subscrever feeds