de Fernando Martins
Editado por Fernando Martins | Sexta-feira, 16 Outubro , 2009, 14:49



O Colóquio “Falas do Mar / Falas da Ria” resulta de uma colaboração entre o Instituto de Estudos de Literatura Tradicional (IELT) da Universidade Nova de Lisboa – com especial relevo para os projectos “Falas da Terra: Natureza e Ambiente na Tradição Popular Portuguesa” e “Práticas da Cultura” – , o Museu Marítimo de Ílhavo e o Centro de Estudos Interculturais (CEI) do Instituto Politécnico do Porto.
“Falas do Mar / Falas da Ria” é dedicado a todo o riquíssimo património oral, literário, documental, pictórico, fotográfico e multimédia existente – do passado e do presente – sobre as práticas culturais, representações, valores, comportamentos, simbologias e discursos ligados ao Mar em geral e à Ria de Aveiro em particular.
A perspectiva interdisciplinar deste Colóquio conta com a contribuição de investigadores, criadores e narradores capazes de encetar uma busca comum e comparada do conhecimento, com a preocupação de ligar a investigação bibliográfica e multimédia à experiência de vida e do terreno.
Ciente de que as comunidades do Mar e da Ria organizam o seu quotidiano em diálogo constante com o meio circundante, este Colóquio explora o modo como a tradição canta, conta, simboliza, representa, desenha, transfigura, questiona e perpetua essa interacção, tanto no real como no imaginário.
As rotas desta navegação pelas Falas do Mar e da Ria passam pelos usos da memória, pelas histórias de vida, processos artísticos e sociais, hábitos de trabalho e mobilidades, tempos, territórios, identidades, cerimónias, técnicas e rituais. Viaja entre - e intra-culturas, não só no espaço e no tempo, mas também entre os diversos conceitos de cultura. Um projecto inter/intracultural coordena em si as leituras plurais do termo, incluindo desde a cultura popular, a cultura de massas e as definições sócio-simbólicas da cultura, até à cultura erudita, académica e institucional. Para que a viagem do conhecimento possa seguir rumos por todos navegáveis, sem se perder nos meandros do hermetismo erudito.

Contactos:
Museu Maritimo de Ílhavo www.museumaritimo.cm-ilhavo.pt - museuilhavo@mail.telepac.pt
Av. Doutor Rocha Madail, São Salvador, Ílhavo - 234 329 990
IELT/FCSH/UNL www.ielt.org - instielt@gmail.com
CEI / ISCAP / IPP www.iscap.ipp.pt/~cei - cei@iscap.ipp.pt

Fonte: Texto promocional do Colóquio
tags:

mais sobre mim
Outubro 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3

4
5
6
7
8
9


19



arquivos
as minhas fotos
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO