de Fernando Martins
Editado por Fernando Martins | Sábado, 05 Abril , 2008, 08:41
Sara Reis da Silva


Neste mês de Abril, em que se assinala o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor e em que a Câmara Municipal de Ílhavo irá proceder à entrega dos prémios do Concurso Literário Jovem 2008, dedicamos a rubrica da “Nossa Gente” a uma jovem professora e escritora da nossa Terra: Sara Reis da Silva.
Nascida em 1972, na Gafanha da Nazaré, Sara Silva cedo demonstrou especial gosto pelos livros, dedicando grande parte do seu tempo à leitura e à escrita por considerar que “é no convívio continuado com os livros que podemos ser mais abertos ao outro e mais sensíveis ao belo”.
Licenciada em Ensino de Português e Inglês (1995) e Mestre em Estudos Portugueses (1999), pela Universidade de Aveiro, Sara Silva é assistente na Universidade do Minho (Instituto de Estudos da Criança), desenvolvendo a sua docência e a sua investigação na área da literatura infantil e juvenil. É membro da APPLIJ (Associação Portuguesa de Promoção do Livro Infantil e Juvenil – Secção Portuguesa do IBBY (International Board on Books for Young People) – e da ELOS – Associação Galego Portuguesa de Investigação em Literatura Infantil e Juvenil. É investigadora do projecto “Literatura Infantil e Educação para a Literacia” do Centro de Investigação em Literacia e Bem-Estar da Criança (LIBEC – Universidade do Minho) e da Rede Temática Ibérica de Investigação em Literatura Infantil e Juvenil (LIJMI) (Universidade de Santiago de Compostela).
Sara Silva tem dinamizado várias acções de formação, bem como apresentado comunicações e conferências em encontros científicos nacionais e internacionais, assinando igualmente a rubrica literária do jornal O Ilhavense e interpretando literatura portuguesa na Rádio Terra Nova. É colaboradora do suplemento “Das Artes e das Letras” do jornal “O Primeiro de Janeiro”, nomeadamente da secção “O Sonho no Armário”.
Autora dos livros “Dez Réis de Gente… e de Livros: Notas sobre Literatura Infantil” (2005) e “A Identidade Ibérica em Miguel Torga” (2002), Sara Silva colabora na Revista “Malasartes – Cadernos de Literatura para a Infância e Juventude” e é membro do projecto Gulbenkian/Casa da Leitura, estando actualmente a preparar a sua dissertação de doutoramento acerca da Literatura Portuguesa para a Infância, designadamente da obra de Manuel António Pina.
A Câmara Municipal de Ílhavo tem contado com a preciosa colaboração de Sara Silva como membro do júri do Concurso Literário Jovem desde o seu início, realizando, no dia 23 de Abril do corrente ano, a entrega dos prémios da sua 7ª edição.
Fonte: Agenda "Viver em...", da CMI
NOTA: Permitam-me os meus leitores que aproveite esta oportunidade para sublinhar a admiração que tenho pela Sara Reis da Silva, a Sarinha que conheço desde sempre. A Sarinha é um exemplo para tantos jovens e até para adultos que vivem para futilidades e para projectos sem sentido. Desde tenra idade que olhou para os livros como peças fundamentais da sua formação, elevando-os aos lugares cimeiros da investigação e da divulgação. Não é por acaso, pois, que está a preparar-se para o doutoramento em Literatura Portuguesa para a Infância, dela se esperando que dinamize, de forma entusiasta, acções concretas que levem os nossos jovens e crianças a alimentar o gosto pelos livros e pela leitura. Os meus parabéns para a Sarinha, pela distinção merecida que a CMI lhe atribuiu.
FM

Anónimo a 5 de Abril de 2008 às 16:19
Ela sempre foi assim, felizmente.
Um beijinho do
Senhor Tio Ângelo

Anónimo a 14 de Abril de 2008 às 15:38
Com os meus dois amigos de sempre, Senhor Professor e Senhor Tio Ângelo, não queria deixar de partilhar algumas palavras pedidas de empréstimo a dois grandes "amadores" (no sentido Camoniano) da Literatura:

"Mal nos conhecemos inaugurámos a palavra amigo." (Alexandre O' Neill)

"Lembra uma casa fechada
O livro que ainda não lemos.
Por que dormem os livros
À hora em que adormecemos?" (Vergílio Alberto Veira).

Com amizade a admiração,
Sara Reis da Silva/Sarinha

P.S. Só mais uma coisa: devo à generosidade do Senhor Professor a leitura de muitos livros que fazem parte de quem sou. Obrigada!

mais sobre mim
Abril 2008
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5

6
7
8
9



30


arquivos
as minhas fotos
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO