de Fernando Martins
Editado por Fernando Martins | Domingo, 15 Fevereiro , 2009, 11:51
O PÚBLICO oline revela que a pesca é o vício de um milhão de portugueses. Diz que "Um em cada dez portugueses tem o vício da pesca. São um milhão os que, todos os anos, compram a respectiva licença para, no mar ou em água doce, faça sol ou caia chuva, darem satisfação a uma actividade que movimenta milhões de euros. O negócio, apesar da crise, floresce, ao ponto de existirem mais de 300 estabelecimentos especializados na venda de material. Há imprensa especializada e até se viaja para outros continentes na esperança de sentir a cana vergar com o peso recorde de um peixe". É obra.


Há tempos, passeando descontraidamente pelo paredão, na Praia da Barra, numa tarde calmosa, olhei para um pescador que ali estava, descontraído, de cana na mão, à espera que o peixe picasse. Parei. O pescador, talvez desejoso de meter conversa, vira-se para mim e pergunta:
- Ó amigo, sabe quem é o padroeiro dos pescadores?
Assim apanhado de surpresa, atirei:
- Se calhar é o S. Pedro. Porquê? - indaguei.
- É que eu vim do Porto de madrugada e ainda não pesquei nada. Ajude-me aí a rezar-lhe para eu chegar a casa com uns peixitos...
Ri-me com vontade e lá o aconselhei a passar pelo supermercado, onde normalmente há peixe fresco.
Afinal, o vício da pesca, que deve ser bom, tem destas coisas: pachorra que baste para estar de cana na mão, horas a fio, quantas vezes sem ver a cor do peixe.

FM

tags:

De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

mais sobre mim
Fevereiro 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6
7

8
9

16



arquivos
as minhas fotos
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO
subscrever feeds