de Fernando Martins
Editado por Fernando Martins | Domingo, 14 Dezembro , 2008, 09:24
Ilustração do convite para a visita
Maqueta do "Santa Maria Manuela", ainda no estaleiro. Plano original



A empresa Pascoal, armador do SPS* ”Santa Maria Manuela”, com sede na Gafanha da Nazaré, apresentou ontem o navio a um grupo de interessados inscritos antecipadamente para o efeito. Esta disponibilidade foi oferecida e divulgada através do blogue do navio. Apesar da chuva, ao evento compareceram pessoas das mais variadas procedências e que têm acompanhado os trabalhos de recuperação do navio pelo citado blogue. Entre estes encontravam-se antigos tripulantes, membros da Aporvela, fotógrafos, mas sobretudo apaixonados por esta arte que se vai extinguindo.
O armador começou por mostrar uma maqueta do navio segundo o seu plano original, informando que já está em elaboração outra de igual dimensão mas respeitando a actual configuração do navio.
Seguiu-se uma exaustiva descrição das profundas alterações internas do navio, sistema propulsor e aparelho vélico, bem como da integração das novas tecnologias nos sistemas de comunicação e lazer.
Foi ainda explicada a futura funcionalidade desta unidade e a sua interacção com organismos de ciência, turismo de aventura, intercâmbio cultural, seminários, congressos e até banquetes. Um factor que despertou muita curiosidade foi a notícia da possibilidade do navio passar pelos antigos pesqueiros dedicando algum tempo à pesca de bacalhau, apenas como motivo de lazer e recriação do seu passado.
Ainda este mês o navio seguirá a reboque para Marín, Espanha, onde sofrerá os acabamentos internos e externos. Espera-se estar pronto em Outubro.
*Special Purpose Ship (navio com finalidade especial)

João Marçal

Marieke a 14 de Dezembro de 2008 às 12:32
Boas novidades..será sempre melhor qye ela acabe um dia ao lado do Santo André que na sucata..parabéns para quem se preocupou com isso
Um abraço
Maria

Fernando Martins a 14 de Dezembro de 2008 às 12:58
Dizes bem, Maria. Também gostaria de ver isso... Mas que diz o projecto? Tenho de averiguar, mas falta-me tempo para tanto trabalho... Como não sou jovem!...

Um abraço

Fernando

Anónimo a 14 de Dezembro de 2008 às 14:03
Ainda é muito cedo para pensar na hipótese do SMM ir fazer companhia ao "Santo André". O casco tem 71 anos mas ultrapassa ainda as imposições legais. O resto do navio vai ser novo. As máquinas ainda só rodaram no banco de ensaio. É tempo para pensar no que vai ser o desempenho do SMM no futuro próximo. Se tinha algumas dúvidas perdi-as ontem ao conhecer a quantidade de projectos previstos para o navio. Para despertar a curiosidade imaginem só a possibilidade de realizar o banquete de um casamento abordo!
O SMM vai navegar e para muito longe. Acreditem isto é muito mais que ir passar uma semana de Sol a Cuba.

Um abraço

João Marçal

Fernando Martins a 14 de Dezembro de 2008 às 14:26
Obrigado, João, pelas oportunas informações...

Um abraço

Fernando Martins

Anónimo a 19 de Dezembro de 2008 às 18:11
Amigo!
Essa ideia de realizar um banquete de casamento a bordo do SMM, não tem nada de peregrino! É que não tem mesmo nada....
Eu, pessoalmente, acho uma ideia fulgurante! Seria o expoente máximo do romantismo, numa cerimónia tão marcante na vida de dus pessoas...
Aplaudo, incondicionalmente!
DA

mais sobre mim
Dezembro 2008
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6

7
8
9


25
26



arquivos
as minhas fotos
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO