Como já era esperado, em Agosto vamos ter o Festival do Bacalhau no Jardim Oudinot. Com organização da Câmara Municipal de Ílhavo e da Confraria Gastronómica do Bacalhau, o Festival decorre entre 19 e 23, sempre com muita animação, exposições, artesanato e muita música.
Just Girls, Roberto Leal, José Cid, Per7ume e Rita Guerra vão actuar para os seus fãs e para todos os que gostam de saborear o “melhor bacalhau do mundo”, como lembrou no ano passado o presidente da Câmara Municipal, Ribau Esteves, em ambiente de festa.
O Festival decorre no maior e mais atractivo parque de lazer da Ria de Aveiro, um tanto ou quanto à sombra do Navio-Museu Santo André, um excelente exemplo da saga dos bacalhaus, durante muitos anos o campeão das pescas de Portugal e um dos primeiros do mundo, segundo nos confidenciou, um dia, o capitão Francisco Marques, na altura director do Museu Marítimo de Ílhavo.
Para além do bacalhau, o rei da festa, as nossas iguarias gastronómicas não deixarão de marcar presença. Mas ainda será justo sublinhar a importância das exposições representativas da nossa terra e a riqueza expressiva do artesanato regional.
As tasquinhas, a cargo de instituições do concelho de Ílhavo, que assim se associam ao Festival do Bacalhau, vão servir, sem dúvida, para bons encontros familiares e de amigos, à volta da saborosa comida, confeccionada por quem ainda consegue, e sabe, pôr na mesa os sabores dos nossos antepassados, aqui e ali renovados com saber e gosto, ao jeito de quem quer contentar os mais novos, que não hão-de faltar.
Esperamos, pois, que ílhavos e gafanhões, bem como as gentes da região de Aveiro e turistas, saibam aproveitar este festival dedicado ao “fiel amigo”, como uma real mais-valia, em tempo de crise, que nos aconselha a ficar por cá.
Fernando Martins