de Fernando Martins
Editado por Fernando Martins | Segunda-feira, 08 Setembro , 2008, 21:05

IMAGEM DE NOSSA SENHORA AO CUIDADO DA JUVENTUDE




Há pessoas que têm o dom especial de saber recordar acontecimentos rele-vantes das suas vidas e das vidas de quem lhes está próximo. O Padre Miguel Lencastre, que foi prior da Gafanha da Nazaré, é uma dessas pessoas.
Radicado no Brasil, onde exerce o seu múnus sacerdotal, como Padre de Schoenstatt, esteve em Portugal uns tempos, continuando a sua acção pastoral, junto de amigos e de comunidades de alguma forma ligadas ao Movimento Apostólico de Schoenstatt.
Hoje, por sua iniciativa, foi prestada uma homenagem, simples mas significativa, ao Padre Domingos Rebelo, falecido em 21 de Outubro de 2007, como neste meu espaço na altura referi.
Na Murtosa, de onde era natural o Padre Domingos, a família do saudoso sacerdote entregou um quadro da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, às Irmãs de Maria, do santuário da Gafanha da Nazaré, cumprindo a sua vontade. Nossa Senhora, evocada sob aquele nome, é venerada um pouco por todo o mundo, em santuários que são uma réplica, fiel, do original, que existe na Alemanha, na cidade que deu o nome àquele Movimento Apostólico.
A imagem tem um valor histórico e, por isso, simbólico, pois foi diante dela que o Padre Domingos consagrou a paróquia da Gafanha da Nazaré, de que foi prior durante 18 anos, a Nossa Senhora.
A partir dessa decisão, o Movimento de Schoenstatt nasceu nesta paróquia, alargando-se, depois, a algumas terras da Diocese de Aveiro e de outras dioceses. Mais tarde, o Santuário de Schoenstatt foi elevado à categoria de santuário diocesano. E à sombra dele, de Nossa Senhora e dos ensinamentos do Fundador, Padre José Kentenich, promove-se uma espiritualidade que procura chegar a todas as fases etárias da vida das pessoas, tendo por objectivos a construção dum homem novo para uma nova sociedade.
Hoje, para além da evocação que fez do Padre Domingos, o Padre Miguel Lencastre falou da importância do testemunho do homenageado e da força das alianças, mas também do primeiro grupo de jovens que, em Julho de 1961, fez a Aliança de Amor com Nossa Senhora, na Gafanha da Nazaré.
A imagem de Nossa Senhora de Schoenstatt fica agora no Santuário da Gafanha da Nazaré, também ao cuidado da Juventude, em quem se depositam muitas esperanças, para que o Movimento de Schoenstatt continue a crescer.

FM

De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

mais sobre mim
Setembro 2008
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10

20




arquivos
as minhas fotos
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO
subscrever feeds