de Fernando Martins
Editado por Fernando Martins | Quinta-feira, 10 Junho , 2010, 08:13

 

 

DIA DE CAMÕES

 

 

Mª Donzília Almeida

 

 

 

Na sequência de definir os feriados nacionais, após a implementação da república em 5 de Outubro de 1910, coube às autarquias o papel de escolher a sua própria data, para as festividades locais. Foi assim que cada um pode fazer a sua escolha, tendo o município de Lisboa escolhido o dia 1o de Junho. Coincidia com a morte de Camões, em 1580.Considerando que o poeta representa a expoente máximo da glória portuguesa, foi escolhido como o fiel representante do povo português, aquém e além fronteiras, tendo assim ficado designado como a data da comemoração do Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades.

Pareceu ao país, que esta tríade consubstancia a nossa essência de povo heróico pois Camões foi o lutador, o poeta que deixou para a posteridade uma obra de inigualável valor – Os Lusíadas. Todo o povo português ali está representado magistralmente, tendo-se tornado uma obra de referência a nível mundial.

Exemplo máximo de patriotismo, teve o dom de pressentir a perda da glória do seu país, quando, por conjunturas várias, Portugal, em 1580,  perdeu a independência nacional a favor dos Filipes, reis de Espanha.

Estando já em estado moribundo, atribui-se-lhe esta frase: Morro com a pátria e pela pátria!

Nos tempos antigos, do século passado, o dia 10 de Junho coincidia com o encerramento das actividades escolares, nas escolas públicas, liceus e demais estabelecimentos de ensino.

Havia uma demonstração colectiva de ginástica, no Liceu que de forma apoteótica enaltecia o regime através do organismo da Mocidade Portuguesa Feminina. Os estudantes sabiam que as aulas tinham acabado.

Pelo que a memória me transmite, evoco o tempo calmo que se vivia, em que alunos e professores trabalhavam... sem a frustração enorme que invade todos, nestes dias de grande iluminismo!

09.06.10


De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

mais sobre mim
Junho 2010
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5

6
7
8
9

15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30


arquivos
as minhas fotos
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO
subscrever feeds