de Fernando Martins
Editado por Fernando Martins | Quinta-feira, 10 Junho , 2010, 08:13

 

 

DIA DE CAMÕES

 

 

Mª Donzília Almeida

 

 

 

Na sequência de definir os feriados nacionais, após a implementação da república em 5 de Outubro de 1910, coube às autarquias o papel de escolher a sua própria data, para as festividades locais. Foi assim que cada um pode fazer a sua escolha, tendo o município de Lisboa escolhido o dia 1o de Junho. Coincidia com a morte de Camões, em 1580.Considerando que o poeta representa a expoente máximo da glória portuguesa, foi escolhido como o fiel representante do povo português, aquém e além fronteiras, tendo assim ficado designado como a data da comemoração do Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades.

Pareceu ao país, que esta tríade consubstancia a nossa essência de povo heróico pois Camões foi o lutador, o poeta que deixou para a posteridade uma obra de inigualável valor – Os Lusíadas. Todo o povo português ali está representado magistralmente, tendo-se tornado uma obra de referência a nível mundial.

Exemplo máximo de patriotismo, teve o dom de pressentir a perda da glória do seu país, quando, por conjunturas várias, Portugal, em 1580,  perdeu a independência nacional a favor dos Filipes, reis de Espanha.

Estando já em estado moribundo, atribui-se-lhe esta frase: Morro com a pátria e pela pátria!

Nos tempos antigos, do século passado, o dia 10 de Junho coincidia com o encerramento das actividades escolares, nas escolas públicas, liceus e demais estabelecimentos de ensino.

Havia uma demonstração colectiva de ginástica, no Liceu que de forma apoteótica enaltecia o regime através do organismo da Mocidade Portuguesa Feminina. Os estudantes sabiam que as aulas tinham acabado.

Pelo que a memória me transmite, evoco o tempo calmo que se vivia, em que alunos e professores trabalhavam... sem a frustração enorme que invade todos, nestes dias de grande iluminismo!

09.06.10


mais sobre mim
Junho 2010
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5

6
7
8
9

15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30


arquivos
as minhas fotos
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO