Obras em curso
:
Durante o corrente o ano a navegação não foi condicionada por problemas de assoreamento. Já se notam, pois, os efeitos positivos da obra de prolongamento do molhe norte.
Decorrem, em bom ritmo, as obras de prolongamento do molhe norte do Porto da Figueira da Foz. A empreitada em curso consiste no prolongamento em 400 metros do molhe norte existente. Esse prolongamento protege agora totalmente toda e qualquer ondulação dos quadrantes oeste e noroeste.
Orçada em 13 388 000 €, inclui dragagens, enrocamentos e betão na forma de blocos de protecção dos taludes – antifers – com peso de 50 toneladas, e em betão simples na super-estrutura. Os trabalhos incluem diversas monitorizações no âmbito do Estudo de Impacte Ambiental.
Os números atestam tratar-se de obra de envergadura: 90 000 m3 de dragagens; 303 000 m3 de enrocamentos; 3 050 blocos de betão antifer; 11 300 m3 de betão in situ.
Recorde-se que, antes das obras, o molhe norte não garantia qualquer protecção à agitação marítima de quadrante oeste e a refractada do quadrante noroeste. Quando as condições de agitação se tornavam um pouco mais intensas, as operações portuárias eram prejudicadas, tornando-se, por vezes, bastante difícil e perigosa qualquer operação de descarga ou carga de navios. Há registo de inúmeras quebras de amarras por efeito dessa transmissão de energia das ondas até ao cais comercial.
Adjudicada ao Consórcio CPTP, S.A./ETERMAR, S.A., tem a sua conclusão prevista para o próximo mês de Julho.
Fonte: Porto da Figueira da Foz