Viver a Festa da Esperança
foi desafio lançado por D. António Francisco
O Dia da Igreja Diocesana que hoje se celebrou no Parque de Feiras e Exposições de Aveiro contou com uma moldura humana que bem simbolizou a unidade que caracteriza a igreja aveirense. Viver a Esperança foi o grande desafio lançado pelo nosso bispo, D. António Francisco dos Santos, a todos quantos quiseram marcar presença, vindos te todos os recantos da diocese. Crianças e jovens, adultos e doentes receberam uma palavra de agradecimento e de louvor de D. António.
O Dia da Igreja Diocesana, que este ano se comemorou num espaço novo e com nova dinâmica, contou com a colaboração de muitos voluntários, sob orientação do Vigário Episcopal para a Pastoral Geral, Padre Francisco Melo, que é também pároco das Gafanhas da Nazaré e Encarnação.
O Bispo de Aveiro sublinhou à homilia a «beleza de sermos Igreja» que soube cantar, por toda a diocese, o lema “Vive a Festa da Esperança”, apelando a que todos sejamos «testemunhas de fé» na diversidade das nossas terras, e atentos aos que se iniciam na caminhada da Boa Nova, indo ainda ao encontro dos que estão longe dela.
Alertou para a necessidade de estarmos «disponíveis para a missão» e em sintonia com as «exigências do nosso tempo e com o mundo em mudança», vivendo a solidariedade com os que mais precisam.
D. António Francisco manifestou o desejo de que nas comunidades se criem «novos espaços de diálogo», sem nunca deixarmos de ser «testemunhas livres e fiéis a Jesus Cristo».
FM