de Fernando Martins
Editado por Fernando Martins | Sexta-feira, 04 Junho , 2010, 08:14

 

Chefe Custódia Bola

:

 

«No mês em que a Câmara Municipal de Ílhavo promove a edição 2010 da “+ Eco/Semana do Ambiente”, a par de outros importantes acontecimentos que dão início a mais uma época estival no nosso Município, dedicamos a rubrica “Nossa Gente” à Professora e actual Chefe do Agrupamento 588, da Gafanha da Nazaré, Custódia Bola.

Natural da Freguesia da Gafanha da Nazaré, Custódia Lopes Caçoilo Rocha Bola nasceu a 28 de Novembro de 1948, fruto da união entre António da Silva Caçoilo e Maria da Luz Lopes, tendo permanecido na sua terra-natal ao longo da sua vida, sendo actualmente casada com João Alexandre Rocha Bola. É mãe de duas filhas e avó de dois netos.

Professora do Primeiro Ciclo do Ensino Básico entre 1969 e 2002, após ter terminado o Ensino Liceal e o Magistério Primário de Aveiro, Custódia Bola começou por leccionar na Escola do Areão, na Freguesia da Gafanha da Boa Hora, em Vagos, continuando a exercer a actividade profissional em diversas Escolas dos Municípios de Aveiro, Ílhavo, Vagos, Vila da Feira, Ovar e Felgueiras.

Em 2002, aposentou-se, na antiga Escola N.º 4 do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Gafanha da Nazaré (EB1 da Chave), na qual exerceu igualmente o cargo de Directora. Entre 1993 e 1998 foi, ainda, professora cooperante da Universidade de Aveiro de Prática Pedagógica (Estágio) dos Alunos do 3.º Ano de Bacharelato em Educação Básica.

Complementarmente à sua actividade profissional, Custódia Bola sempre pautou toda a sua vida pessoal por uma grande envolvência cívica, nomeadamente através da participação em actividades promovidas pela Freguesia e Paróquia da Gafanha da Nazaré (onde foi catequista durante vários anos) e, também, pelo Município de Ílhavo. Destas actividades, um destaque especial para o Escutismo, onde participou na formação do Agrupamento 588 da Gafanha da Nazaré, que se oficializou em Julho de 1979, tendo como Patrono D. José de Lencastre, pai do fundador do Agrupamento Padre Miguel Lencastre. Desde então, Custódia Bola tem dedicado grande parte do seu tempo a esta saudável actividade, somando várias funções desde 1978 até aos dias de hoje, nomeadamente de Chefe Adjunta da 1.ª Secção (Lobitos) de 1980 a 2004, Chefe Adjunta do Agrupamento de 2004 a 2008 e, desde 2008, de Chefe do Agrupamento 588. Durante todos estes anos colaborou igualmente com as Equipas Regionais e Nacionais do CNE em acampamentos e outras actividades.

O Voluntariado é outra das áreas onde se destaca, colaborando há vários anos com Obra da Providência, sobretudo desde 2002, através do Centro de Convívio Sénior. A par desta colaboração, Custódia Bola participa igualmente nas actividades e iniciativas da Paróquia da Gafanha da Nazaré, na qual é membro do Conselho Económico e Pastoral desde 2009.

Embora bastante ocupada com todas as actividades a que se dedica, quer no Escutismo, quer no seu papel enquanto Voluntária na Obra da Providência, ainda podemos encontrar a Chefe do Agrupamento 588, da Gafanha da Nazaré, na Universidade Sénior da Fundação Prior Sardo, onde frequenta o ano zero nas disciplinas de Saúde e Bem-Estar, Pintura, Fotografia e História Local, participando de forma activa nas actividades promovidas pela mesma.»

 

In “Viver em…” da CMI

 

NOTA: Há pessoas que, pelo seu dinamismo, pela sua dedicação profissional e pelo seu envolvimento social, a par de uma simplicidade que só as enobrece, me merecem muito respeito, admiração e amizade. É o caso da professora Custódia Bola, que conheço desde sempre e cujo percurso humano nunca deixei de acompanhar.

A agenda “Viver em…” da CMI distingue a professora Custódia este mês, com alguns traços do seu currículo, ficando outros tantos, ou mais, de fora. Mas diz o essencial para ficarmos a conhecer quem não se fecha em casa indiferente ao mundo e à vida, mas assume ser partícipe da construção de um mundo mais humano.

Os meus parabéns à Custódia.

 

FM


Orquídea Ribau a 4 de Junho de 2010 às 17:53
Também deixo aqui os meus parabéns à Custódia. Sinto orgulho por termos partilhado adolescências, e uma imensa gratidão pela sua dádiva ao colectivo, que a toda a comunidade beneficia e enriquece.

mais sobre mim
Junho 2010
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5

6
7
8
9

15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30


arquivos
as minhas fotos
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO