de Fernando Martins
Editado por Fernando Martins | Terça-feira, 25 Maio , 2010, 17:04
Padre Ribau Lopes Lé
:

 

Hoje, na Figueira da Foz, onde me encontro, soube da notícia triste do falecimento do Padre Lé. Embora o seu estado de saúde bastante abalado fizesse supor que o fim físico não estaria longe, a verdade é que é sempre doloroso ver partir um amigo e, mais que amigo, um confidente em horas decisivas da minha vida.

Recolheu ao seio do Pai, que o motivou toda a sua existência, depois de cumprir a nobre missão de servir os seus irmãos na fé e todos os homens de boa vontade. Com um estilo muito próprio, deixou marcas indeléveis no coração de muitos dos seus amigos.

Natural da Gafanha da Nazaré, assumiu a Gafanha da Encarnação como terra sua, mostrando-se continuamente empenhado na defesa daquilo que considerava justo, quer sob o ponto de vista religioso, quer social e cultural. Com ele, inúmeras vezes troquei impressões e discuti princípios na defesa de uma sociedade mais cristã.

Há meses, quando os incómodos de saúde já se faziam sentir, tive o privilégio de o entrevistar, em jeito de homenagem que ele bem merecia neste Ano do Sacerdote, estabelecido pelo Papa Bento XVI. Foi, penso eu, uma alegria para ele recordar factos e acontecimentos que protagonizou desde a sua infância até ao presente. Para mim, que prezava a sua amizade, foi-o sem sombra de dúvida.

Hoje, que nos deixou fisicamente, sinto que o Padre Lé continuará connosco, com o cabelo hirsuto e aquele linguajar de gafanhão, como quem está a discutir com um sorriso aberto e sonoro para enquadrar o ambiente.

Que Deus o receba na Sua Glória.

 

Fernando Martins

 

 

 


mais sobre mim
Maio 2010
D
S
T
Q
Q
S
S

1

2
3
4
5
6
7
8

9

19




arquivos
as minhas fotos
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO