Sposibo Moskva! ([1])
Acabaram as provas de selecção europeia para os “Jogos Olímpicos da Juventude”, a disputar no mês de Agosto em Singapura. Nenhum atleta português se classificou. Não é que em Portugal não existam atletas com possibilidades de o fazer. Por exemplo, a Diana Hernandez perdeu a oportunidade de o conseguir apenas por 27 centímetros!
Nós, em Portugal, ainda trabalhamos muito em cima dos joelho. Um dos nossos maiores problemas é a recuperação dos atletas em caso de lesão. Aí reside o nosso “calcanhar de aquiles”. Apesar de as coisas terem vindo a melhorar ao longo dos anos, ainda há um longo caminho a percorrer...
No computo geral, a Diana Hernandez foi a melhor atleta portuguesa aqui em Moscovo. O Ricardo Freitas esteve uns bons furos abaixo do seu valor, pelas razões anteriormente expostas. Mas talvez daqui a pouco haja boas notícias.
Falando sobre Moscovo. É uma cidade com 15 milhões de habitantes, com prédios novos, estátuas belíssimas, um parque automóvel muito moderno, com muitos carros de elevada cilindrada. Avenidas largas, com muito trânsito, a qualquer hora do dia ou da noite. As mulheres eslavas são bonitas, bem trajadas, que chamam a atenção de quem tem bom gosto. Nas extensas avenidas existem muitos quiosques para venda de flores que homens e mulheres compram para oferecer a quem mais amam. Um lindo costume a preservar. Mas por aqui nem tudo é um mar de rosas. Por exemplo não é muito seguro andar sozinho por certas ruas moscovitas durante a noite.
Antes de terminar mais esta pequena crónica, gostaria de agradecer ao Eng. Caçoilo, vice-presidente da CMI, pela ajuda que nos deu ao ceder-nos uma sala que permitiu fazer o trabalho da força; agradecer também ao Eng. Cacho, presidente da APA, e ao Eng. Rua, director das instalações da Docapesca, local onde há anos fazemos a nossa preparação.
E só nos resta regressar à nossa querida terra, por volta das 23:30 do dia 24, para continuar a trabalhar pelo engrandecimento do Atletismo português e da Gafanha da Nazaré.
Júlio Cirino
1) Obrigado Moscovo