Junta de Freguesia de S. Salvador preserva história da região
Decorreu no passado dia 15, em Pardilhó, o Bota-Abaixo do moliceiro S. Salvador, comprado pela Junta de Freguesia de S. Salvador (Ílhavo) ao mestre António Esteves. Presentes na cerimónia elementos da Junta de Freguesia, do Clube de Vela da Costa Nova, da Associação Aquém Renasce e convidados.
Segundo Rufino Filipe, Presidente da Junta de Freguesia, esta aquisição custou cerca de 18 mil euros e tem como finalidade colocar à disposição da comunidade local um dos ex-líbris da nossa ria e que, ainda há cerca de 40 anos, sulcava as águas do Rio Boco e do Canal de Ílhavo. Em breve será assinado um protocolo com uma associação da Freguesia que será a responsável pela gestão da embarcação, ficando com a responsabilidade de a dinamizar, junto das escolas e da população em geral.
O moliceiro vai ficar ancorado no cais da Bestida, enquanto se constrói na Gafanha d’Aquém um espaço de ancoragem, no local de uma antiga “folsa” (nome local dos atracadouros).
Este moliceiro foi construído pelo mestre António Esteves, construtor há mais de 45 anos, tendo já trabalhado nos EUA, durante 20 anos, em moldes de madeira para iates.
Carlos Duarte