de Fernando Martins
Editado por Fernando Martins | Terça-feira, 11 Maio , 2010, 08:20

 

 

:
Amanhã, quarta-feira, estarei no Centro Cultural de Belém, para ver e ouvir o Papa Bento XVI. O sonho nunca realizado de ir a Roma para ver o Papa vai ser concretizado em Portugal. Não será a mesma coisa, porque estou longe da Basílica de S. Pedro, da Capela Sextina, das pinturas de Miguel Ângelo, do Coliseu, do Museu do Vaticano, das Catacumbas, do túmulo do primeiro Papa, do ar que o cristianismo dos primeiros séculos respirou. Estarei simplesmente em Lisboa.

Nesta visita que o Santo Padre programou para estes dias — 12, 13 e 14 de Maio — , passando por Lisboa, Fátima e Porto, há um encontro com artistas, académicos, intelectuais, agentes da cultura e homens e mulheres comuns. Serão 1400 de todo o país. E do grupo da gente comum faz parte este humilde católico que sou eu. Para ver e ouvir, repito, o Papa, em pé de igualdade com os convidados, crentes e não crentes, católicos e cristãos de várias correntes, membros de outras religiões não cristãs, ateus e agnósticos.

Como católico minimamente conhecedor da história da Igreja antecipo já a emoção que não deixarei de sentir na hora em que o Santo Padre dirigir a sua mensagem aos homens e mulheres da cultura, no sentido, certamente, de por ela e com ela valorizarmos o divino nas relações humanos, para que o mundo seja mais belo, mais justo e mais fraterno.

Estou já a antever uma mensagem carregada de esperança, com frases e palavras bem medidas, cada uma das quais à altura de nos fazer pensar e agir em conformidade, pese embora as nossas limitações no dia-a-dia cheio de nuvens que ofuscam o Deus que está em cada ser criado.

Em nome de todos os convidados falará Manoel de Oliveira, o realizador cinematográfico mais idoso do planeta, com os seus 101 anos de vida, em plena actividade artística. A sua juventude vai servir também, por si mesma, para nos estimular a viver em plenitude, sem nos deixarmos vencer pelo peso dos anos, antes assumindo a riqueza cultural, social, espiritual e humanista de experiências feita.

 

Fernando Martins

 

 


mais sobre mim
Maio 2010
D
S
T
Q
Q
S
S

1

2
3
4
5
6
7
8

9

19




arquivos
as minhas fotos
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO