de Fernando Martins
Editado por Fernando Martins | Sexta-feira, 07 Maio , 2010, 09:55

 

 

Alexandre Cruz, Francisco Melo, Ribau Estes e Manuel Serra

 

Data Redonda: Uma oportunidade

para reflectirmos sobre a nossa identidade

 

 

 

“Gentes, Marés e Futuros” foram temas de fundo da primeira conferência que ontem se realizou no Salão Mãe do Redentor, com a participação de Manuel Serra, presidente da Junta, Ribau Esteves, presidente da Câmara de Ílhavo, e Francisco Melo, Prior da Gafanha da Nazaré. As Conferências Primavera, este ano integradas nas celebrações do Centenário da Freguesia e Paróquia, vão continuar, nas quintas-feiras de Maio, pelas 21 horas, com outros convidados.

No dizer de Alexandre Cruz, da organização, «uma data redonda», como a que estamos a comemorar, é sempre uma ocasião para «reflectirmos sobre a nossa identidade» e sobre a comunidade cristã, «como protagonista da construção do bem comum».

Esta primeira conferência contou com animação cultural do Rancho Regional da Casa do Povo de Ílhavo, marcando o sentido de comunidade mais alargada. No ano passado, actuaram instituições culturais da Gafanha da Nazaré, mas nesta segunda edição das Conferências Primavera será a vez de grupos da área concelhia se associarem a esta iniciativa.

Como resposta a quantos protestam contra a falta de acções de âmbito social e cultural entre nós, lembro que ontem não estava tanta gente quanto a organização esperava. Ganharam os que assistiram, porque saíram dali mais enriquecidos.

Cada um é livre de dizer o que pensa, mas perde toda a autoridade quando comodamente se divorcia do que se faz de importante na Gafanha da Nazaré. Tenho a certeza de que na próxima quinta-feira o salão Mãe do Redentor vai estar cheio.

 

NOTA: Dada a importância das intervenções de fundo, tenciono publicar por estes dias um texto alusivo a cada palestrante.


mais sobre mim
Maio 2010
D
S
T
Q
Q
S
S

1

2
3
4
5
6
7
8

9

19




arquivos
as minhas fotos
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO