de Fernando Martins
Editado por Fernando Martins | Domingo, 25 Abril , 2010, 11:04
;
O Diário de Notícias oferece hoje, a quem comprar o jornal,  O GRANDE LIVRO DOS PAPAS. Trata-se de uma publicação para toda a gente, porque, a traços rápidos, fala de todos os Papas, desde S. Pedro a Bento XVI. Quem gostar de conhecer um pouco de cada Sumo Pontífice, aproveite esta boa oportunidade.
Já agora, os meus amigos sabem que também tivemos um Papa português? Pois é verdade. Pedro Julião  ou Pedro Hispano, assim se chamava ele, era natural de Lisboa, provavelmente da freguesia de S. Julião, e distinguiu-se como médico (profissão de seu pai), filósofo,e teólogo. O seu pontificado, que decorreu entre 15 de Setembro 1276 e 20 de Maio de 1277, durou  apenas oito meses e alguns dias. Foi vítima de um desmoronamento de uma abóbada, quando visitava obras em curso. Está sepultado em Viterbo, Itália.
O seu túmulo esteve bastante abandonado durante anos e foi o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, João Soares, curiosamente um ateu, que se interessou pela sua recuperação, aquando do seu mandato.
Este caso, como outros, dizem bem da curta memória dos portugueses. Ainda ontem, Ângelo Correia, em entrevista à revista Única do Expresso, denunciou essa triste realidade. Sugiro que a leiam, para que cada um de nós olhe à sua volta e veja se há ou não marcas do nosso rico passado histórico ao abandono.

mais sobre mim
Abril 2010
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3

4
5
6
7
8
9





arquivos
as minhas fotos
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO