Pinturas já em curso
Centro Escolar moderno
exige atitudes com modernidade
No dia 1 de Setembro próximo, aquando da abertura do novo ano escolar, o Centro Escolar da Cale da Vila, na Gafanha da Nazaré, vai abrir as suas portas a quatro turmas do 1.º Ciclo do Ensino Básico e a três do Jardim-de-Infância, num total de 175 crianças.
O edifício, em construção acelerada, reúne as mais recentes tecnologias a nível de construção, permitindo trabalhos inovadores a professores, alunos e empregados. As salas são insonorizadas e climatizadas, com recurso a energias passivas e aproveitamento do calor do exterior.
O Centro Escolar, que não exclui a antiga Escola da Cale da Vila, possui sala de refeições com 120 lugares, biblioteca ampla e recreios polivalentes para todas as crianças.
Para o presidente da Câmara, Ribau Esteves, a educação e a cultura são “áreas básicas” para a formação dos munícipes, já que “as pessoas são o mais importante”. Mas prioritários, nestas áreas, “são os mais novos”, referiu o autarca.
Ribau Esteves reforçou a ideia de que este Centro Escolar, situado numa zona de certo modo “escondida”, vai dar nova vida àquela zona da Gafanha da Nazaré. Novos arruamentos estão em curso, permitindo a circulação mais folgada, tanto à comunidade escolar como aos residentes.
Para o presidente da Câmara, este moderno edifício “marca também uma nova forma de trabalhar, que é a ambiência nos mesmos espaços de alunos do 1.º Ciclo e do Pré-escolar, com cantina para a ATL, cujos pais passam a ser parceiros da autarquia neste sector».
Referiu, por fim, em jeito de alerta, que “a ambiência não é só moderna por existir um espaço novo, mas por exigir de todos uma atitude, também ela própria, com a sua modernidade”.
FM