de Fernando Martins
Editado por Fernando Martins | Quarta-feira, 14 Abril , 2010, 08:23

 

“A informação ao serviço da estação”

 

 

O livro “A informação ao serviço da estação”, com promoções, silêncios e desvirtuações na TV, talvez devesse chamar-se “Como eles nos enganam”, afirma o autor, Dinis Alves, doutorado em Ciências da Comunicação (2005), licenciado em Jornalismo (1999) e em Direito (1981), pela Universidade de Coimbra.

“Como eles nos enganam” porque, como diz, «os responsáveis das estações cansaram-se da residência fixa no apeadeiro da ética», muitas vezes fechando os telejornais «com notícias referentes à própria estação».

Dinis Alves não fala de cor nem usa de ligeiras  análises. Esteve nas redacções das estações televisivas e «passou à lupa centenas de telejornais das TV portuguesas, dando conta, neste livro, de autênticas campanhas de manipulação informativa».

Registou «silêncios comprometedores, verdadeiros apagões noticiosos», mas também «desvirtuações graves, merecendo lugar de destaque no pelourinho das falhas deontológicas».

Este trabalho de Dinis Alves está cheio de exemplos e de casos que distorcem objectivamente as mais elementares regras da verdade jornalística. As TV «promovem nos telejornais os programas da estação sob a forma de notícias», alinham editorialmente «os interesses da estação»; favorecem «os eventos de transmissão exclusiva ou com patrocínio/organização da estação».

 

Também evitam citar as estações concorrentes , «mesmo quando se utilizam informações por elas veiculadas em primeira mão». E mais: sublinham «factos e eventos positivos que envolvam empresas ou projectos ligados ao grupo a que pertence a estação». E na mesma linha, salientam «factos e eventos negativos que envolvam empresas ligadas ao(s) grupo(s) a que pertencem as estações concorrentes».

O autor disseca, com riqueza de pormenores, situações concretas que nós, os telespectadores, jamais conseguiríamos perceber que estamos a ser ludibriados. Com a leitura deste livro, poderemos, decerto, aprender a distinguir a verdade da mentira.

 

Fernando Martins

 


mais sobre mim
Abril 2010
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3

4
5
6
7
8
9





arquivos
as minhas fotos
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO