de Fernando Martins
Editado por Fernando Martins | Quinta-feira, 01 Abril , 2010, 19:36

 

 

 

Jovens da Universidade de Ciências Gastronómicas

de Pollenzo, Itália, visitaram Ílhavo

 

Mantendo a tradição de há quatro anos, esteve em Ílhavo, com o apoio da Câmara Municipal, um grupo de jovens da única universidade no mundo que se dedica às ciências gastronómicas e que se situa em Pollenzo-Itália (grupo Slow Food), onde acolhe jovens de vários países. Este grupo incluía jovens da Bielorrússia, Itália e Nigéria.

Vindo do Norte do país, onde visitaram o Minho e Trás-os-Montes, começaram por visitar o Museu Marítimo de Ílhavo, seguindo-se o navio Museu Santo André onde foram recebidos por uma delegação da Confraria Gastronómica do Bacalhau. Aí foram guiados pelo Confrade e antigo tripulante do navio, Cap. José Paulo.

 

O almoço foi servido a bordo e confeccionado pelo Cozinheiro Jorge Pinhão que apresentou uma ementa de derivados de bacalhau, composta por pataniscas, samos suados e feijoada de samos e arroz de línguas. Não faltaram as padas de Vale de Ílhavo e o vinho da Bairrada. No final o Confrade poeta Cachim recitou um poema em Italiano que foi do agrado de todos.

Seguiu-se a visita a uma empresa transformadora de bacalhau na Gafanha da Nazaré, terminando o dia com a visita à APOMA (ovos moles), em Aveiro, e com a caldeirada de enguias, num restaurante da cidade.

 


mais sobre mim
Abril 2010
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3

4
5
6
7
8
9





arquivos
as minhas fotos
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO