de Fernando Martins
Editado por Fernando Martins | Quarta-feira, 31 Março , 2010, 09:30

 

Carlos Figueira

 

  

A Barra precisa de um Pavilhão Multiusos

para os jovens de todas as idades

 

 

A Associação dos Amigos da Praia da Barra (AAPB) nasceu para promover uma sala de visitas do concelho de Ílhavo. Integrada na Gafanha da Nazaré, desde que a freguesia foi criada há 100 anos, é hoje a paróquia da Sagrada Família. Tem um ex-líbris da região, o mais alto farol de Portugal, com os seus 66 metros de altura. Do seu varandim, os visitantes podem contemplar uma paisagem deslumbrante, com mar a perder de vista e um formigueiro de povoações até às serras que nos separam do interior do país.

 

 

Em 4 de Novembro de 1991 nasceu a AAPB. Foi seu fundador um ex-emigrante, de Vinhais, Bragança, Dubral José dos Santos, que se fixou na Praia da Barra, depois do regresso a Portugal. Já faleceu, mas o seu amor a este recanto da Gafanha da Nazaré perdura na memória de quem o conheceu. Animou-o o desejo de tornar mais conhecida a praia e procurar melhores condições de vida para as gentes que aqui residem todo o ano e para as que vêm em veraneio.

Sublinha-se que «nessa ingrata e interminável tarefa calcorreou quilómetros, despendeu horas incontáveis e, com sacrifício do seu património e bem-estar, foi parceiro de autarcas e cidadãos anónimos, fazendo ouvir a sua voz solidária nos mais variados centros de decisão», lê-se em brochura que conta, a traços rápidos, a história da instituição.

Carlos Figueira, o actual presidente da direcção, desde Agosto de 2008, é mais um entusiasta da AAPB. Natural da Oliveirinha, vive na Praia da Barra há 16 anos e acredita que uma instituição como esta é fundamental para lembrar, propor e reivindicar o que considera importante para a terra e para as pessoas.

 

Pode dizer-se, com propriedade, que a associação lutou pela Farmácia, Correios, Agência Bancária e Posto Médico. Tudo foi conseguido, excepto o Posto Médico, que tem instalações à espera de entrar em funcionamento. E o presidente lembra que tal ainda não foi conseguido, com certeza por razões políticas, já que a Barra tem muitos moradores, uns oito mil, sobretudo na época balnear. Contudo, só tem cerca de 1500 recenseados, pois alguns têm segunda habitação.

A AAPB tem sede própria na Praceta Horizonte-Barra, junto à Av. Fernão de Magalhães. Tem bar e sala de convívio que os 415 sócios deviam frequentar com mais frequência, tanto para o diálogo sempre necessário como para dinamizar acções dirigidas à promoção da Praia da Barra e das pessoas que a frequentam.

Nos horizontes da instituição há um grande sonho, que é a construção de um Pavilhão Multiusos. Reclamam-no os escuteiros, as escolas e os jovens de todas as idades, em geral, para a prática desportiva e ginástica de manutenção. A Câmara de Ílhavo e a Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré sabem disso e decerto tudo farão, nos tempos mais próximos, que o oferecer ao povo.

Por outro lado, o presidente defende mais espaços verdes, a reconstrução do mercado, a requalificação da Av Fernão de Magalhães e do Parque da Meia-Laranja.

Carlos Figueira falou-nos do programa de actividades para este ano. Todo ele está cheio de projectos, cuja concretização exige a colaboração de todos os amigos da Praia da Barra. Para além da festa do sócio, no dia 1 de Maio, a associação vai oferecer as Marchas e a Festa de São João, padroeiro da Barra para os amigos e para os veraneantes. Mas há mais: celebração do Dia Mundial da Saúde, Projecto Limpar Portugal, Passeio Ciclo Turismo, Dia Mundial da Criança. E de 15 de Julho a 15 de Agosto, no Largo do Farol, haverá uma Feira do Artesanato e do Livro.

A AAPB tem contado sempre com o apoio da Câmara, da Junta e da GNR. Com a Câmara estabeleceu um acordo de cooperação, donde resultam ajudas pontuais ligadas às diversas actividades.

No final da entrevista louvou os que mais o ajudam, nomeadamente, os membros da direcção, José Pereirinha, António Lamoso, Carlos Santos e Fátima Teixeira. Entretanto, gostaria que os sócios fossem mais intervenientes, na defesa dos interesses da Praia da Barra.

 

 

Fernando Martins


De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

mais sobre mim
Março 2010
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6

7
8
9





arquivos
as minhas fotos
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO
subscrever feeds