de Fernando Martins
Editado por Fernando Martins | Quarta-feira, 31 Março , 2010, 09:30

 

Carlos Figueira

 

  

A Barra precisa de um Pavilhão Multiusos

para os jovens de todas as idades

 

 

A Associação dos Amigos da Praia da Barra (AAPB) nasceu para promover uma sala de visitas do concelho de Ílhavo. Integrada na Gafanha da Nazaré, desde que a freguesia foi criada há 100 anos, é hoje a paróquia da Sagrada Família. Tem um ex-líbris da região, o mais alto farol de Portugal, com os seus 66 metros de altura. Do seu varandim, os visitantes podem contemplar uma paisagem deslumbrante, com mar a perder de vista e um formigueiro de povoações até às serras que nos separam do interior do país.

 

 

Em 4 de Novembro de 1991 nasceu a AAPB. Foi seu fundador um ex-emigrante, de Vinhais, Bragança, Dubral José dos Santos, que se fixou na Praia da Barra, depois do regresso a Portugal. Já faleceu, mas o seu amor a este recanto da Gafanha da Nazaré perdura na memória de quem o conheceu. Animou-o o desejo de tornar mais conhecida a praia e procurar melhores condições de vida para as gentes que aqui residem todo o ano e para as que vêm em veraneio.

Sublinha-se que «nessa ingrata e interminável tarefa calcorreou quilómetros, despendeu horas incontáveis e, com sacrifício do seu património e bem-estar, foi parceiro de autarcas e cidadãos anónimos, fazendo ouvir a sua voz solidária nos mais variados centros de decisão», lê-se em brochura que conta, a traços rápidos, a história da instituição.

Carlos Figueira, o actual presidente da direcção, desde Agosto de 2008, é mais um entusiasta da AAPB. Natural da Oliveirinha, vive na Praia da Barra há 16 anos e acredita que uma instituição como esta é fundamental para lembrar, propor e reivindicar o que considera importante para a terra e para as pessoas.

 

Pode dizer-se, com propriedade, que a associação lutou pela Farmácia, Correios, Agência Bancária e Posto Médico. Tudo foi conseguido, excepto o Posto Médico, que tem instalações à espera de entrar em funcionamento. E o presidente lembra que tal ainda não foi conseguido, com certeza por razões políticas, já que a Barra tem muitos moradores, uns oito mil, sobretudo na época balnear. Contudo, só tem cerca de 1500 recenseados, pois alguns têm segunda habitação.

A AAPB tem sede própria na Praceta Horizonte-Barra, junto à Av. Fernão de Magalhães. Tem bar e sala de convívio que os 415 sócios deviam frequentar com mais frequência, tanto para o diálogo sempre necessário como para dinamizar acções dirigidas à promoção da Praia da Barra e das pessoas que a frequentam.

Nos horizontes da instituição há um grande sonho, que é a construção de um Pavilhão Multiusos. Reclamam-no os escuteiros, as escolas e os jovens de todas as idades, em geral, para a prática desportiva e ginástica de manutenção. A Câmara de Ílhavo e a Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré sabem disso e decerto tudo farão, nos tempos mais próximos, que o oferecer ao povo.

Por outro lado, o presidente defende mais espaços verdes, a reconstrução do mercado, a requalificação da Av Fernão de Magalhães e do Parque da Meia-Laranja.

Carlos Figueira falou-nos do programa de actividades para este ano. Todo ele está cheio de projectos, cuja concretização exige a colaboração de todos os amigos da Praia da Barra. Para além da festa do sócio, no dia 1 de Maio, a associação vai oferecer as Marchas e a Festa de São João, padroeiro da Barra para os amigos e para os veraneantes. Mas há mais: celebração do Dia Mundial da Saúde, Projecto Limpar Portugal, Passeio Ciclo Turismo, Dia Mundial da Criança. E de 15 de Julho a 15 de Agosto, no Largo do Farol, haverá uma Feira do Artesanato e do Livro.

A AAPB tem contado sempre com o apoio da Câmara, da Junta e da GNR. Com a Câmara estabeleceu um acordo de cooperação, donde resultam ajudas pontuais ligadas às diversas actividades.

No final da entrevista louvou os que mais o ajudam, nomeadamente, os membros da direcção, José Pereirinha, António Lamoso, Carlos Santos e Fátima Teixeira. Entretanto, gostaria que os sócios fossem mais intervenientes, na defesa dos interesses da Praia da Barra.

 

 

Fernando Martins


mais sobre mim
Março 2010
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6

7
8
9





arquivos
as minhas fotos
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO