de Fernando Martins
Editado por Fernando Martins | Sábado, 13 Março , 2010, 12:49

 

 Padres Pedófilos

 

 

Em texto publicado no PÚBLICO de hoje, com a assinatura do jornalista António Marujo, sublinha-se que a «Igreja Católica alemã pede perdão pelos abusos e recebe o apoio de Bento XVI no combate à pedofilia» Acrescenta-se que «o arcebispo Robert Zollitsch disse que foram tomadas medidas para punir e travar os abusos sexuais cometidos por membros do clero»

Confesso que fico perplexo com as notícias frequentes sobre este crime praticado por padres da Igreja Católica. E nada nos diz que esses crimes se ficam por aí. Mas de padres, aqueles que pregam e ensinam a Boa Nova de Jesus Cristo, mediante compromisso assumido na altura da ordenação e mesmo antes, cometem esse gravíssimo pecado e crime, é lamentável a todos os títulos. Ficar-se indiferente ou fingir ignorar esses factos é tão criminoso como os crimes dos pedófilos.

Diz-se, agora, que tal fenómeno vem do facto de os padres não poderem casar-se e de  viverem numa solidão traumatizante. Não sei se é por isso. Conheço inúmeros padres que vivem o seu ministério com exemplar  integridade e com capacidade para evitar tentações. Sabe-se, contudo, que a pedofilia é uma doença incurável, ou de muito difícil cura ou tratamento. Então, sem desprezar os pedófilos, que são gente, há que os ajudar a viver dignamente, retirando-os, obviamente, dos serviços pastorais que envolvam crianças ou jovens. 

Há dias alguém me questionou, se não temos, em Portugal, padres pedófilos. Não sei nem gostaria de saber. É tão triste essa ideia, que nem ouso admiti-la.

 

FM

tags:

mais sobre mim
Março 2010
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6

7
8
9





arquivos
as minhas fotos
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO