de Fernando Martins
Editado por Fernando Martins | Quarta-feira, 10 Março , 2010, 19:13

 
 
 
 
 
Fotografia é arte
 
 
 
 
 
Temos por vezes o hábito de pensar que conhecemos tudo o que existe na nossa terra: gentes, instituições públicas e privadas, paisagens, ruas e ruelas, monumentos e tudo o mais que possa imaginar-se. Puro engano. Já por cá ando e vivo há mais de sete décadas, convencido de que conheço tudo e que sei tudo o que diz respeito à Gafanha da Nazaré. Afinal, hei-de morrer, quando Deus quiser, levando comigo poucos conhecimentos.
Soube hoje, por pura coincidência, que mora na Barra, onde nasceu, um artista da fotografia. É ele Paulo Montalvão Schmidt, cujo “site”, sua morada virtual (http://www.pmsfotografia.com/), já tive o cuidado de apreciar.
Debaixo da sua foto há um pequeno texto que reflecte, com rigor, a definição  de fotografia artística, com a qual concordo plenamente.
Reza assim:
 
«Fotografia é mais que um registo, uma história, que uma imagem… é também uma forma de expressão artística.
Dominar a técnica é apenas o início da liberdade do fotógrafo… a partir daí será o talento, a inspiração e a transpiração, que irá fazer a diferença.»
Mais adiante, quando se refere à  fotografia de um casamento, lembra que «é fundamental captar a intensidade dos momentos e a carga emocional… é um trabalho de foto-reportagem de elevada responsabilidade, onde a capacidade do fotógrafo, ao envolver-se sem interferir, é determinante.»
 
O seu “site” merece uma visita. Apreciar os seus trabalhos é uma obrigação de quem gosta de arte…
 
FM

mais sobre mim
Março 2010
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6

7
8
9





arquivos
as minhas fotos
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO