de Fernando Martins
Editado por Fernando Martins | Terça-feira, 09 Março , 2010, 21:06

 

A chacina da Nigéria
 

Por Alexandre Cruz

 

1. A notícia foi abrupta e continua a chocar a recta razão. Não é novidade a chacina que as intolerâncias provocam, e a história das ideias que está por trás de cada notícia destas faz-nos a pensar sobre as capacidades do entendimento humano, seja em que século for. Na Nigéria, são milhares de mortos na última década. Nestes últimos dias juntam-se-lhes mais algumas centenas. Números e pessoas tristemente confundem-se… Os apelos do exterior, da secretária morte-americana Hillary Clinton, de outros estados e da Human Rights Watch, pedem comovidamente que se detenham e se julguem os responsáveis por esta chacina de centenas de pessoas no centro do país. A Nigéria parece um limbo, cheira à morte provocada pela intolerância…

 

 

2. As ordens do recolher de pouco ou nada valem. Neste contexto pressionado, qualquer acendalha pode reactivar o fogo cruel. Que causas de tudo isto? Pela rama, deve-se a assaltos ao gado do “vizinho”. Pelo sentido profundo, as razões tocam o combate étnico e religioso, entre muçulmanos e cristãos. Liderança? À crise da fome junta-se a ausência de quem tenha forças capazes de liderar o mal menor para o bem social. Desde Novembro que Umaru Yar’Adua, chefe de Estado nigeriano, tem estado ausente por uma longa hospitalização na Arábia Saudita. Regressou há pouco tempo, e diante da euforia de multidão em brasa e colhendo os maus frutos de desordenança que a impunidade reinante gera, quase nada há a fazer.

3. Das razões que a “razão” desconhece são a intolerância étnica, política ou religiosa o pior dos males deste mundo. Como em cenários dantescos semelhante ao da Nigéria replantar a saudabilidade de se viver com dignidade? Quantos mais mártires são necessários e quanto sangue jorrar para se ver o fim? As perguntam podem não acabar. Mas elas têm de se voltar para a consciência de cada agressor. Para isso é preciso baixar as armas…


De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres


Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

mais sobre mim
Março 2010
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6

7
8
9





arquivos
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO
subscrever feeds