de Fernando Martins
Editado por Fernando Martins | Sexta-feira, 06 Outubro , 2006, 23:46

“IGREJA AVEIRENSE”

Está já em distribuição o nº 1 do II ano, Janeiro/Junho de 2006, da revista “IGREJA AVEIRENSE”. Trata-se de uma revista documental, organizada e editada pela Comissão Diocesana da Cultura, que pretende preservar alguns textos que reflectem o labor da comunidade eclesial com sede em Aveiro.
O Índice mostra o que de essencial pode ser consultado, quer por estudiosos quer por pessoas interessadas em recordar e aprofundar o que ouviram em diferentes contextos, tanto em cerimónias como em encontros de estudo e de reflexão.
Neste volume, para além das mensagens, homilias, catequeses e textos diversos de D. António Marcelino, há referências mais ou menos alargadas a acções desenvolvidas por vários serviços diocesanos, notas sobre publicações saídas neste período, homenagens prestadas a pessoas que fizeram história, efemérides importantes e notícias breves. O último capítulo, dedicado a Pessoas Notáveis, torna mais amplo o testemunho de vida cristã de Maria Madalena da Fonseca Magalhães (a Leninha de Sever), falecida em 18 de Abril de 1997, com fama, entre os que a conheceram, de santidade, pela sua entrega a Deus e às pessoas, sobretudo às mais carenciadas de pão ou de afecto.
Na Apresentação da revista, sublinha-se que a “IGREJA AVEIRENSE” faz-se arquivo documental dos esforços passados a escrito, das narrativas elaboradas, dos ‘sonhos’ inacabados e das expectativas mantidas, das novidades surgidas a abrir horizontes de esperança e dos estilos adoptados a dar ‘cor e vida’ a rotinas envelhecidas e a experiências novas, cheias de vigor e promessa. A parte documental – a única acessível – constitui apenas a face visível de uma outra realidade que nos escapa: o que esta acção e a graça de Deus fazem germinar no coração de cada pessoa, no seio de cada comunidade, na consciência do mundo, sempre necessitada de progressiva humanização.”
F.M.


De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

mais sobre mim
Outubro 2006
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6
7

8
9

20




arquivos
as minhas fotos
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO
subscrever feeds