de Fernando Martins
Editado por Fernando Martins | Domingo, 01 Março , 2009, 22:18
A Igreja Católica não precisa de lições de solidariedade social
Centro de Dia (foto do meu arquivo)

AS CONFISSÕES RELIGIOSAS TÊM O DIREITO
DE DEFENDER OS SEUS PRINCÍPIOS


A propósito das declarações recentes da hierarquia da Igreja Católica sobre o casamento de mulheres cristãs com muçulmanos e sobre o casamento de pessoas do mesmo sexo, ouvi acusações sem nexo. Que a Igreja não tinha nada que se meter nestes assuntos e que devia, isso sim, preocupar-se com a pobreza, com as injustiças sociais, com os marginalizados. Enfim, a Igreja devia fechar-se nos templos, ficar por lá a rezar, preocupando-se com o espiritual e deixar o resto para os políticos.
Claro que esta posição de algumas cabecinhas pensadoras reflectem bem o seu gosto preferencial pelas sociedades de pensamento único, esquecendo-se que, numa democracia, todos, mas mesmo todos, têm o direito e a obrigação de expor e defender as suas opiniões e as suas convicções.
Sem querer avançar com temas polémicos, que existem em todas as sociedades livres, permitam-me que lembre apenas que a Igreja Católica, como outras Igrejas cristãs e não cristãs, não precisa que lhe recordem as suas obrigações sociais, traduzidas, no nosso país e pelo mundo, através das mais diversificados respostas, muito concretas, em favor de quem sofre e de quem precisa. Basta olhar para o lado, com olhos de ver.

FM
tags:

Anónimo a 4 de Março de 2009 às 12:02
Concordo plenamente consigo, Professor!
Se vivemos numa sociedade livre, democrática, é salutar que possamos manifestar as nossas ideias, o nosso pensamento, sem constrangimentos, nem falsos pudores! E...a Igreja, também!
Quando estávamos todos de acordo, (à força!), era mais agradável?
Para os que gostam de se nortear, em absoluto, pelas ideias dos outros, comodamente, talvez! Sem intervenção activa nos problemas reais de que enferma a nossa vida democática, sem nos imiscuirmos na parafernália da nossa existência, a vida seria muito menos atractiva! Pelo menos para mim, que sou interventiva e activa!
DA

mais sobre mim
Março 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6
7

8
9





arquivos
as minhas fotos
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO