de Fernando Martins
Editado por Fernando Martins | Sexta-feira, 01 Setembro , 2006, 13:08
De microfone em punho, o Tio Retinto ensinou
muito na hora de se criar o Grupo Etnogáfico

::
Vinte e três anos
ao serviço
do folclore e da etnografia
::

O Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré está de parabéns. Hoje, 1 de Setembro, completa 23 anos de vida, sempre ao serviço da etnografia, em geral, e do folclore, em particular. Durante todo este tempo, tem levado bem longe o nome da Gafanha da Nazaré e sua região. Com tenacidade e com a preocupação de mostrar o genuíno das tradições da nossa terra, o Grupo é uma excelente referência da nossa terra.
Durante este quase quarto de século, para além da pesquisa, estudo e divulgação dos usos e costumes que nos foram legados pelos nossos antepassados, o Grupo Etnográfico organizou, desde a primeira hora, festivais e colóquios, bem como pôs de pé diversas iniciativas etnográficas. Todos os anos tem publicado uma brochura por altura do Festival que realiza na Gafanha da Nazaré, onde grava para a história elementos que mais tarde, e já agora, hão-de ser bastante apreciados.
Mas o Grupo Etnográfico não se tem limitado a organizar os seus festivais: o da cidade da Gafanha da Nazaré, o da Praia da Barra e o da festa em Honra de Nossa Senhora dos Navegantes. Ele também participa em festivais por todo o País e ainda tem ido ao estrangeiro.
Foi por sua iniciativa que surgiu a Casa Gafanhoa, casa-museu que nos mostra o viver de um lavrador abastado dos princípios do século XX. O número de visitantes atesta o interesse da Casa Gafanhoa, que é um núcleo museológico integrado no Museu Municipal de Ílhavo.
A história do Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré, porém, não começou em 1 de Setembro de 1983. Dois anos antes, uma festa da catequese da paróquia de Nossa Senhora da Nazaré, da Gafanha, foi o ponto de partida para a criação daquela instituição. E é dessa festa a fotografia que hoje e aqui publico, onde se destaca o Tio Retinto, cantador e bailador que muito ensinou aos que apostaram, então, na fundação do Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré.
Parabéns ao grupo e a todos os seus dirigentes e componentes, na certeza de vão continuar.

Fernando Martins
 O que é? | partilhar

francogambino a 21 de Novembro de 2007 às 07:05
Spettle DIREZIONE GRUPPO ETNOGRAFICO -SEGUITO NOSTRE NUMEROSE EMAIL -RICHIEDIAMO VOSTRA DISPONIBILITA' AT PARTECIPAZIONE ALLA FESTA DELL'EUROPA -NOSTRA SIGNORA DEI POPOLI- dal 9 all'11 MAGGIO 2008 in PALERMO-SICILIA-
COMUNICATECI CON URGENZA ANCHE VIA E-MAIL (ENTRO 24 NOVEMBRE 07 ) a:
francogambino@email.it
folkgruppodimozia@email.it

PS: CARI SALUTI PER TUTTO IL GRUPPO DALLA FESTA DEI CHIANURA DI MARSALA -e PARTICOLARMENTE ALLA SIGNORA NATALIA- (FRANCO GAMBINO)

mais sobre mim
Setembro 2006
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10


30


arquivos
as minhas fotos
pesquisar neste blog
 
Contador - 1
blogs SAPO