de Fernando Martins
Editado por Fernando Martins | Segunda-feira, 08 Janeiro , 2007, 11:38
Renoir: Leitura


OFEREÇA HOJE UM LIVRO
::

Se puder, ofereça hoje um livro. Se não puder, que a vida está muito cara e os livros não fogem à regra, fale aos seus familiares e amigos dos bons livros que tem lido, na esperança de que os venham a ler. O importante, no fim de contas, é contribuir para a erradicação do analfabetismo.
Quando se fala de analfabetismo, logo as pessoas associam a ideia aos que não sabem ler. Mas não é correcto pensar assim. Há os analfabetos funcionais, que são os que, tendo aprendido a ler, não conseguem interpretar qualquer texto, por mais simples e acessível que ele seja. É a tal iliteracia…
Eu penso que essa capacidade de interpretar o que se lê vem muito, ou essencialmente, da leitura e do esforço que ela exige para se compreender o que está escrito. Vem, pois, do treino. Quem lê muito, à partida, habitua-se a interpretar com mais facilidade.
Pela minha experiência, acumulada durante a vida, vou percebendo que muita gente lê muito pouco. E lê muito pouco porque na realidade não tem tempo para isso. Com vidas cheias de tarefas profissionais, sociais, culturais e recreativas, entre outras, não será possível, realmente, encontrar uma horita por dia para ler bons livros. Quedam-se pelos jornais e revistas e não passam disso.
Então, que os leitores de ocasião se comprometam hoje, Dia da Alfabetização, a ler com mais regularidade, optando por obras de qualidade. É que a leitura é mesmo uma extraordinária fonte de conhecimentos.
F.M.
 O que é? | partilhar

mais sobre mim
Janeiro 2007
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6

7
8
9

20

22
27



arquivos
as minhas fotos
pesquisar neste blog
 
Contador - 1
blogs SAPO