de Fernando Martins
Editado por Fernando Martins | Segunda-feira, 31 Agosto , 2009, 11:06

Igreja antiga.jpg

Igreja antiga

Nós, os gafanhões, somos assim...
 
A paróquia de Nossa Senhora da Nazaré da Gafanha completa hoje 99 anos de vida. Daqui a um ano, se Deus quiser e o povo estiver unido, celebraremos o primeiro centenário. É curioso como um século de existência parece tão curto. Digo isto, porque tive o privilégio de conviver com gafanhões que, antes de 1910, lutaram para que a então povoação da Gafanha se tornasse independente e seguisse a sua vida, deixando, por isso, a casa materna.
Antes dessa data, que foi a consagração desse esforço, já o nosso povo andava a construir a nova igreja matriz, que foi inaugurada, ainda inacabada, em 1912. Contudo, segundo Nogueira Gonçalves, a inauguração aconteceu em 1918, tendo o templo sido "produto de construtores locais". Como paróquia e freguesia nasceram juntas, como rezava a lei da monarquia, na altura própria as águas foram separadas, e ainda bem. A paróquia seguiu, como lhe competia, a valorização espiritual, cultural e social, e a freguesia voltou-se para o lado que lhe competia, procurando dar outras e variadas respostas, de vertente política, para bem da comunidade humana, na qual se insere a religiosa.
Hoje, porém, penso que se torna importante olhar o futuro com certezas de uma terra mais próspera, sob todos os ângulos de vista. Mais próspera, tendo sempre presente que o progresso deve ser sustentado, isto é, com os pés bem assentes na matriz das nossas raízes e sem ofensas ao ambiente e às pessoas.
Os gafanhões actuais vieram um pouco de toda a parte. Há anos, a análise a um recenseamento dizia que por aqui habitavam pessoas de mais de mil origens. Mas pode dizer-se, sem iludir ninguém, que toda a gente foi integrada, naturalmente, sem conselhos fossem de quem fossem, e sem decretos que nos recomendassem atitudes a seguir, no sentido da aceitação dos outros. Nós, os gafanhões, somos assim: abertos, acolhedores, dinâmicos, amigos dos seus amigos, empreendedores, capazes transformar areias esbranquiçadas e estéreis, das dunas, em terra fértil.
Neste dia de aniversário permitam-me que recorde a importância de nos prepararmos para o centenário, quer apoiando as autoridades religiosas ou políticas, quer avançando com projectos próprios, com a convicção de que a festa tem de ser de todos e para todos.

Fernando Martins
tags:

Estanqueiro Lé a 13 de Janeiro de 2010 às 19:19
Caro Sr. Fernando Martins,

Permita-me o elogio ao seu trabalho. No entanto,este possui incongruências no seu texto, mais especificamente na designação da Entidade Religiosa presente na Cidade da Gafanha da Nazaré a que vossa excelência se refere.

"A paróquia de Nossa Senhora da Nazaré da Gafanha...", tal como escreveu, não existe, nunca existiu nem nunca existirá (gostaria que me explicasse, se puder, como chegou a esta denominação).

A denominação exacta e efectivamente correcta tal como consta perante e nas Autoridades Civis e Religiosas Portuguesas é: "PARÓQUIA DA GAFANHA DA NAZARÉ" tendo como orago NOSSA SENHORA DA NAZARÉ.

Continue com o bom trabalho... e como diria Carlos Pinto Coelho "agora; acontece..."

mais sobre mim
Agosto 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1

2
3
4
5
6
7
8

9





arquivos
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO