de Fernando Martins
Editado por Fernando Martins | Sexta-feira, 03 Novembro , 2006, 23:06
Em entrevista à Agência ECCLESIA, o Pe. Alexandre Cruz adianta as razões para a presença da Igreja Católica no mundo académico, atenta a professores e alunos

IGREJA CATÓLICA
NO MUNDO ACADÉMICO
::
::

É Director do Centro Universitário Fé e Cultura. Nas actividades que promove faz transparecer o Evangelho e cria pontes entre a fé e a razão. Em entrevista à Agência ECCLESIA, o Pe. Alexandre Cruz adianta as razões para a presença da Igreja Católica no mundo académico, atenta a professores e alunos.


Agência ECCLESIA (AE) - Em que medida é importante este serviço da Igreja no mundo universitário?
Pe. Alexandre Cruz (AC) - Onde está a comunidade humana e onde habita a sociedade, a proposta do sentido religioso deve ser inerente. Descendo à realidade temos de nos aperceber que mais de 400 mil estudantes estão permanentemente em estabelecimentos do Ensino Superior. Uma percentagem grande da população nacional.
Onde estão pessoas a estudar, estão os futuros profissionais por isso toda a formação humana é essencial. Estamos em contextos sociológicos diferentes, outrora as propostas de fé não eram tanto propostas mas imposições. O tempo é outro e desafia-nos à criatividade e a estimular a vida no seu sentido mais pleno. A estimular a outra face da vida.
O processo de Bolonha - a licenciatura passa para três anos - desafia os agentes da Pastoral Universitária à participação e à dinâmica. Todo o contexto do Ensino Superior é um terreno onde é importante ir semeando conteúdos para além da dimensão profissional.
::
Ler toda a entrevista em ECCLESIA
 O que é? | partilhar

mais sobre mim
Novembro 2006
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10


25



arquivos
as minhas fotos
pesquisar neste blog
 
Contador - 1
blogs SAPO