de Fernando Martins
Editado por Fernando Martins | Quarta-feira, 20 Janeiro , 2010, 17:24
Catedral de Barcelona (interior)

Confraria Universal del Bacallà de Espanha presente
no XI Capitulo da Confraria Gastronómica do Bacalhau em Ílhavo,
no próximo dia 23 de Janeiro


Das Confrarias Gastronómicas já confirmadas no XI Capítulo da Confraria Gastronómica do Bacalhau, vai estar presente a Confraria Universal del Bacallà de Barcelona. Esta Confraria espanhola foi fundada em 1200 e reconhecida como de grande importância para Espanha pelo rei Alfonso V (O Magnânimo) em 1447, sendo detentora de um túmulo no chão da Catedral de Santa Maria del Mar, Barcelona. Após algum tempo sem actividade foi “refundada” em 1986.
Esta Confraria Espanhola faz parte da organização do I Congresso Mundial do Bacalhau a decorrer em 2011, em Barcelona, juntamente com o Gremio de Bacallaners e a Fundação do Instituto Catalão de Cozinha. Na cerimónia de Entronizações, a Confraria Universal del Bacallà entronizará o Grão Mestre da Confraria do Bacalhau, João Manuel Madalena.


Antes de visitarem a região de Ílhavo (em especial o navio Santo André e o Museu de Ílhavo) os Confrades espanhóis visitam a cidade do Porto, seguindo para Coimbra, Fátima e Lisboa.
Também já confirmaram a sua presença as Confrarias do Bacalhau de Bordéus (França),  de Eibar (região Basca – Espanha) e do Queijo Manchego de Espanha.

Confrarias Portuguesas já confirmadas: Lampreia; Queijo Serra da Estrela; Tripas; Caco; Barco Rabelo; Panela ao Lume; Almas Santas da Areosa; Camonianos; Pinhal do Rei; Chanfana; Arroz e do Mar; Ovos Moles; Broa de Avanca; Moliceiro; Saiinhas;
 O que é? | partilhar

mais sobre mim
Janeiro 2010
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2

3
4
5
6
7
8
9






arquivos
as minhas fotos
pesquisar neste blog
 
Contador - 1
blogs SAPO