de Fernando Martins
Editado por Fernando Martins | Domingo, 14 Setembro , 2008, 11:31

4 – A procissão pela Ria

A procissão pela Ria de Aveiro foi uma criação do Padre Miguel Lencastre, pároco da Gafanha da Nazaré, entre 1973 e 1982. Antes de pároco foi coadjutor do Padre Domingos Rebelo, cerca de dois anos.
Desde que chegou à Gafanha, nunca deixou de se mostrar um enamorado pela Ria, como diversas vezes nos sublinhou. Quando se sentia cansado das tarefas paroquiais ou necessitasse de meditar sobre novos desafios, gostava de reflectir olhando a laguna, esperando dela inspiração motivadora. Por isso, logo se relacionou com homens do mar, assumindo as dificuldades e os êxitos de todos como seus.
Numa viagem ao Brasil, em tempo sabático, apreciou, em Porto Alegre, uma procissão marítima, em honra da Senhora dos Navegantes, padroeira da cidade, que acontece em 2 de Fevereiro. Ao contemplar tão belo espectáculo e tanta devoção, os seus pensamentos voaram até ao Forte da Barra com sua Senhora dos Navegantes, lembrou-nos há dias.
O Padre Miguel Lencastre andava, desde o 25 de Abril de 1974, com a preocupação de dinamizar o Stella Maris. Ocorreu-lhe, então, a ideia de ligar este clube, vocacionado para o apoio aos homens do mar e suas famílias, à Senhora dos Navegantes e à Ria, património natural que muito admirava e que precisava de ser valorizado. Uma grande festa seria projecto interessante. A procissão, com todo o colorido e alegria, seria ouro sobre azul. E assim foi.
Bem relacionado com oficiais da Base de São Jacinto, com o Capitão do Porto de Aveiro e com homens do mar, não lhe foi difícil concretizar o sonho que acalentava. Os barcos não faltaram, um helicóptero deu uma preciosa ajuda, os proprietários das embarcações aderiram, as irmandades aceitaram o desafio, o povo marcou presença com entusiasmo, a comunidade paroquial aplaudiu.
A festa, entretanto, esmoreceu e a procissão caiu no esquecimento. Mais tarde, depois da Expo’98, levado pelas experiências e vivências doutras terras ligadas ao mar, o Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré, de colaboração com a paróquia e com o Stella Maris, retomou a tradição criada pelo Padre Miguel Lencastre.

Paulo Teixeira a 15 de Setembro de 2008 às 17:45
E em boa hora retomou essa linda tradição. No dia da Senhora dos Navegantes a Ria tem mais encanto.
O Grupo Etnográfico, reatou a feliz ideia que o Padre Miguel teve há tantos anos e felizmente o Padre Miguel já pôde viver de perto esta nova etapa da Romaria da Senhora dos Navegantes.

Paulo Teixeira

Fernando Martins a 15 de Setembro de 2008 às 18:46
É verdade, meu caro. Só tenha pena que desta vez ele não esteja connosco. Tanto quanto sei, está de partida para o Brasil.Mas fica por aqui em espírito...

Um abraço

Fernando Martins

mais sobre mim
Setembro 2008
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10

20




arquivos
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO