de Fernando Martins
Editado por Fernando Martins | Domingo, 22 Junho , 2008, 16:10

Após diversas candidaturas de instituições de solidariedade social a verbas atribuídas anualmente pela American Foundation, o Lar de S. José foi uma das escolhidas para receber vinte mil dólares da instituição americana, cerimónia que decorreu recentemente em Ílhavo com a presença do Comendador Alfredo Santos, um dos fundadores da Fundação Americana, de Ribau Esteves, presidente da Câmara, e do prior de Ílhavo, padre Fausto de Oliveira.
Cerimónia simples mas cheia de significado para o responsável do Lar de S. José, já que a obra de ampliação e requalificação do Lar está quase pronta e agora todas as contribuições são necessárias para a ultimar.
A American Foundation foi criada em 1984 pelo Ilhavense Alfredo Santos juntamente com um grupo de emigrantes portugueses radicados em New York. Todos os anos, em Setembro, organiza um jantar, onde, além das contribuições de todos os convidados, é leiloado um automóvel topo de gama.
Mais de dois milhões de dólares já foram entregues a várias instituições de apoio aos mais desfavorecidos, existentes em Portugal, sendo esta a segunda vez que o Património dos Pobres recebe o contributo daquela Fundação (a primeira vez foi em 1984). Também o Centro Paroquial da Gafanha da Nazaré, em 1989, e a Santa Casa da Misericórdia de Ílhavo, em 1996, foram contemplados.
Como reconhecimento pela sua obra filantrópica, Alfredo Santos tem sido homenageado por vários responsáveis políticos nacionais, possuindo as Comendas da Ordem da Benemerência e da Ordem do Infante D. Henrique. Em 1992 recebeu do governo português a medalha de Mérito das Comunidades Portuguesas e da Câmara de Ílhavo uma condecoração honorifica.

Carlos Duarte
 O que é? | partilhar

mais sobre mim
Junho 2008
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6
7

8
9


25
26



arquivos
as minhas fotos
pesquisar neste blog
 
Contador - 1
blogs SAPO