de Fernando Martins
Editado por Fernando Martins | Domingo, 13 Junho , 2010, 08:34

PELO QUINTAL ALÉM – 25 

A

meus vizinhos

Hortênsia e Hortênsio

 

Caríssima/o:

 

a. Hidranjas ou hortênsias são flores muito interessantes e que estão a florir com muita intensidade. No quintal podemos apreciá-las: azuis, rosas, brancas..., (contrariamente ao que afirmam os teóricos).

 

e. Não me recordo de nenhuma destas plantas pela Gafanha, nos nossos tempos de juventude.

 

i. Usos: utilizada em jardins para plantio como bordaduras, maciços, renques ou cercas-vivas. Deve evitar plantar-se hortênsias junto a árvores ou outras plantas com as quais ela possa competir pela humidade.

Os entendidos afiançam que a cor das flores depende da natureza do terreno onde estão plantadas e então indicam cuidados e «tratamentos» para se manter uma determinada coloração. Como digo acima, tenho-as de colorido vário e umas próximas das outras. Contudo, sempre adianto para os mais curiosos (e interessados!?) que se pretenderem que a hortênsia produza flores violetas devem colocar palhas de aço usadas dentro de água. Deixem até que a água esteja da cor da ferrugem. Depois reguem a hortênsia com esta água uma vez por semana. (Não garanto, mas a receita é esta... Já agora, se quiserem que fiquem muito azuis, despejem uma quantidade de pregos velhos junto à raiz... estou a ver alguns sorrisos incrédulos...)

Costumo podá-las quando acaba a floração. Aconselham que não se cortem os galhos que não tenham dado flores pois são os que as darão no ano seguinte.

 

o. Principais usos medicinais da hortênsia: artrite, cistite, deslocamentos, dores nas costas, fraqueza capilar, gota, infecções urinárias, inflamação renal, pedras de bexiga, pedras no rim, prostatite, queimaduras, uretrite, urina sangrenta, feridas.

Por favor, não me perguntem como é que se conseguem resultados tão espantosos (só cortamos as flores para enfeitar!...), mas fica o aviso: “a dosagem excessiva pode causar irritação gastrointestinal, vertigem e congestão de tórax... e, como é tóxica, o seu uso em locais de jogos infantís deverá ser evitada”.

 

u. Algumas curiosidades:

 

1.Tanto em espanhol como em inglês também podem ser chamadas de Hortensia ou Hidrangea (Hydrangea).

 

2.O nome científico Hydrangea significa “bebedoura de água”. Já o nome Hortênsia foi uma homenagem a uma dama francesa do século XVIII, Hortense Lepante, que era mulher de um amigo do naturalista Philibert Commerson, responsável pela introdução da Hortênsia na Europa.

 

3.No Japão existe um chá chamado ama-cha, feito com chá verde e folhas de hortênsia. Este chá tem uso cerimonial, no aniversário de Buda, quando a sua estátua é banhada com o chá.

Também é consumido durante o Hanami (espécie de festa das flores), quando os japoneses se reúnem para apreciar as flores, entre fins de março e princípios de abril.

 

4. E para combater o espírito de crise, espreitemos para  “OS MAIORES DIAMANTES DO MUNDO”: o “Hortensia” é um diamante cor de pêssego, de 20 quilates; tem esse nome em honra de Hortense de Beauharnais, Rainha da Holanda, que era filha de Josephine e  enteada de Napoleão Bonaparte. O Hortensia fez parte das Jóias da Coroa Francesa desde que Luís XIV o comprou.

 

Votos de uma florida Primavera do                              

                                                                                          

Manuel                                                                      

 

 


mais sobre mim
Junho 2010
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5

6
7
8
9

15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30


arquivos
pesquisar neste blog
 
blogs SAPO